Reunião trata da instalação de polo educacional da Udesc em São Francisco do Sul

31/08/2018 - 16h:18m

São Francisco do Sul pode ter um novo polo educacional da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Na manhã de hoje (31), o prefeito Renato Gama Lobo recebeu a visita da secretária estadual de Educação, Simone Schramm, e do reitor da Udesc, Marcus Tomasi. Na ocasião, foram iniciadas as tratativas com o Município. A ideia é utilizar o prédio da antiga Escola de Educação Básica Felipe Schmidt para a execução do projeto.

Para o prefeito, a instalação de um polo de ensino superior vai auxiliar diretamente no desenvolvimento do município. “Precisamos desse salto na educação. Não tem como construir um Município melhor e mais desenvolvido sem o incentivo no ensino, que não deve ser apenas focado em nossas crianças, mas também nos jovens e nos adultos”, afirmou.

Gama Lobo ainda ressaltou que a utilização do prédio do Felipe Schmidt é uma forma de valorização da história da cidade. “Esse espaço faz parte da história dos nossos moradores. Todo mundo conhece alguém que estudou ali. Além disso, ocupar novamente esse prédio é uma forma de valorizar o nosso patrimônio cultural”.

Desde o fechamento da escola, a Secretaria de Estado da Educação vinha buscando novas formas de utilização do espaço. “Estamos desde o início estudando a possibilidade de instituir um polo de educação em nível superior junto à escola Felipe Schmidt. Hoje, com a presença do reitor, formalizamos essa iniciativa”, afirma Schramm.

Ainda na oportunidade, Simone afirmou que as primeiras conversas serão para discutir cursos que atuarão diretamente para a ampliação do potencial da cidade. “O objetivo é o desenvolvimento de cursos que venham aprimorar e qualificar os francisquenses. Uma forma de ampliar também o desenvolvimento econômico e a qualidade da mão de obra”.

Agora, serão iniciadas as tratativas documentais e o encaminhamento para o Ministério da Educação para a habilitação do polo da Udesc em São Francisco do Sul. Em Laguna, por exemplo, o polo educacional já conta com mais de 500 alunos.