CELESC anuncia investimento milionário em São Francisco do Sul

19/04/2024 - 17h:11m

Foram anos sofrendo com cortes de energia e falta de investimentos na região. Mas a realidade da Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, esse cenário está mudando devido ao trabalho de muitas mãos. A Prefeitura de São Francisco do Sul por meio de suas secretarias, o Ministério Público de Santa Catarina, a CELESC e a Associação de Proprietários e Moradores da Praia do Ervino (Apromover) se uniram em prol de toda a comunidade e começam a colher os frutos do trabalho.

Nesta sexta-feira (19), a companhia de energia anunciou investimentos da ordem de R$ 11,7 milhões na localidade para pôr fim aos chamados “gatos de luz”. As obras, com início previsto para julho deste ano, preveem a instalação de mais de 1 mil postes de energia na região. A conclusão deve acontecer até novembro de 2025.

Por conta do trabalho dos últimos anos, o município segue avançando com a regularização de áreas, ampliando a infraestrutura à população. O prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, lembrou das manifestações promovidas pelos moradores no início dos trabalhos e que cobraram melhorias para a região. “Houve um panelaço que me motivou a fazermos esse projeto em parceria com todos esses órgãos para, o mais rápido possível, resolvermos a regularização dos loteamentos e ambiental e, por consequência, a questão energética”, frisou.

O evento realizado na Gerência Municipal do Ervino, e que contou com grande presença popular, além de autoridades do executivo, do Deputado Estadual Fernando Krelling e de representantes do legislativo marcou, ainda, a entrega das licenças ambientais de Instalação dos empreendimentos da nova Subestação “São Francisco do Sul 2” e de uma nova linha de distribuição de 69 kV.

“A gente está falando de uma obra que vai permitir que o município de São Francisco do Sul cresça, que as indústrias se desenvolvam, que o complexo portuário e retroportuário se mantenha entre os maiores do país”, disse o representante da CELESC, Wagner Vogel, Gerente Regional da concessionária, ao se referir a nova subestação.

Eficiência energética
Um outro projeto anunciado pela CELESC, o Programa Eficiência Energética, já está em curso no município. Ele prevê a modernização da iluminação pública com a troca das luminárias convencionais por LED, com investimento de R$ 1,7 milhão.

As equipes da concessionária finalizaram o trabalho em seis vias como a Rua Binot Paulmier de Gonneville, Walter Rhinow na Laranjeiras e Estrada Geral da Ribeira e agora trabalham na Estrada Geral do Forte.

Confira os investimentos que serão realizados:
Lançamento do cronograma de obras do Ervino: As obras são relacionadas à regularização do fornecimento de energia elétrica.A CELESC fará investimentos da ordem de R$ 11 milhões para 2024 e 2025 para atender os pedidos de ligação existentes.

Entrega das licenças ambientais: O município de São Francisco entregou as Licenças Ambientais de Instalação dos empreendimentos Subestação São Francisco do Sul 2 138 / 69 / 13,8 kV e da Linha de Distribuição LD 69 kV - SE SFS 2 // Seccionamento LD 69 kV JSC-SFS.

Eficiência energética: Investimento de R$ 1,7 milhões na substituição de lâmpadas de mercúrio e sódio por lâmpadas LED para iluminação pública.