Projeto Orla realiza a primeira visita técnica em São Francisco do Sul

09/05/2024 - 13h:44m

Durante esta quarta-feira (8), as orlas de São Francisco do Sul estiveram sob olhares atentos. A cidade recebeu técnicos e representantes de órgãos governamentais e membros do Comitê Local do Projeto Orla, que é responsável por estabelecer um canal de diálogo entre diversos grupos sociais, governamentais e não-governamentais, permitindo a identificação dos problemas e potencialidades das orlas.

Neste primeiro momento, a área de abrangência do Projeto Orla se estenderá do Ervino até o balneário do Capri, incluindo os arquipélagos das Graças e de Tamboretes. De barco, os participantes puderam observar a região dos balneários, passando por algumas ilhas, ainda na parte da manhã.

Já na parte da tarde, visitaram Prainha, Costão da Enseada, Praia de Fora, Enseada, Foz do Acaraí, Ubatuba, Itaguaçu, Forte, Sumidouro e Capri. Parte da equipe ainda realizou um sobrevoo com helicóptero Águia 1 da Polícia Militar de Santa Catarina, a fim de observar as áreas do projeto.

Com a participação de técnicos da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Ministério Público Federal (MPF), Instituto de Meio Ambiente (IMA/SC), Epagri e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo, Agricultura, a visita técnica permitiu estabelecer os primeiros parâmetros que servirão de base para elaboração do PGI (Plano de Gestão Integrada da Orla).

Gestão Qualificada

A iniciativa do Projeto Orla em São Francisco do Sul está alinhada aos diversos instrumentos que o município tem utilizado para qualificar a gestão da sua costa. Além do Orla, atualmente, a cidade é a que possui o maior número de praias certificadas pelo Bandeira Azul. E juntamente com o Termo de Adesão à Gestão de Praias e o Plano Municipal de Mata Atlântica contribuem para uma gestão costeira integrada.

A preocupação do município em estabelecer políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e planejado das suas orlas foi reforçada pelo prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, durante a abertura do evento. Para ele, “este é um trabalho muito importante e que merece a atenção do poder público”. Ele acrescentou ainda que “a comunidade, através das entidades organizadas, serão inseridas nas discussões em um momento oportuno, contribuindo com as atividades”.

Em São Francisco do Sul o Comitê Local do Projeto Orla é formado por uma equipe multidisciplinar de servidores sob a coordenação de Merilym Arndt, da Secretaria de Meio Ambiente, e com orientação do Instituto Nila, facilitador do projeto.