PROCON divulga pesquisa de Páscoa

08/04/2014 - 08h:27m

O PROCON de São Francisco do Sul realizou pesquisa de ovos e chocolates para a Páscoa em três supermercados da cidade. A pesquisa foi realizada na última sexta-feira (4). Alguns itens da lista foram encontrados em apenas um dos estabelecimentos, o que impossibilitou a comparação de preços. Alguns produtos encontrados em dois ou até mesmo em três supermercados apresentaram diferenças de até R$ 9,50. Vale ressaltar que os estabelecimentos podem realizar promoções nas semanas próximas da Páscoa.

A pesquisa está disponível na recepção do Centro Integrado Multiuso, localizado à Rua Barão do Rio Branco, 217, e, também, no site da Prefeitura (http://www.saofranciscodosul.sc.gov.br.

As dicas para a Páscoa:

Na compra dos ovos e chocolates observe as informações constantes no rótulo:
- Peso e composição;
- Lista de ingredientes que compõe o produto, uma informação essencial para os portadores de determinadas doenças, que precisam saber, por exemplo, se o produto contem açúcar ou glúten;
- a data de validade;

Também deve-se observar as condições da embalagem, se possui sinais de que foi aberta, rasgada ou até mesmo molhada, com furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e contaminação. Os chocolates não podem ficar expostos ao calor, nem próximo a produtos de limpeza, por exemplo.
Se o chocolate amolece, e adquire coloração esbranquiçada com odor desagradável, oferece risco ao consumidor e tal coloração aumenta conforme o tempo que fica exposto na loja.

Quanto ao peso - Observem com cuidado o peso dos ovos e não a numeração, pois a numeração varia de acordo com o fabricante.
Ovos com brinquedos - Há cada vez mais opções de ovos e chocolates acompanhados por brinquedos e outros itens, quando a opção for por estes produtos deve-se observar se ele contém o selo do INMETRO e a idade recomendável.
Promoções - Quando o comerciante expuser ovos em promoção por estarem quebrados, o consumidor não terá o direito a troca do produto.
As mesmas regras valem para os chocolates artesanais, pois os fabricantes destes produtos devem seguir as mesmas regras de comercialização dos chocolates industrializados e, também, são obrigados a fornecer nota fiscal, a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.