PROCON dá dicas para a Sexta-Feira Santa

16/04/2014 - 15h:34m

A Sexta-Feira Santa se aproxima e algumas dicas podem ajudar na escolha dos pescados e frutos do mar:
Peixe fresco – Os que estiverem no supermercado devem estar em balcão frigorífico, os que estiverem na feira devem ficar em balcão de aço inox inclinado, sempre conservados em gelo, este também picado por cima. Devem apresentar as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, o corpo deve estar rijo e as escamas bem presas ao corpo.
Peixe congelado – Quando a opção é o peixe ou frutos do mar congelados, fique atento, pois devem estar devidamente embalados. A embalagem precisa conter rótulo, com informações como: temperatura para conservação, data de acondicionamento, prazo de validade, peso líquido, identificação do país e do produtor, lote, registro no órgão de fiscalização competente.
- Quanto ao peso líquido: na embalagem, informar o peso exato do produto, um exemplo, se ao comprar uma bandeja de bacalhau estiver escrito na etiqueta 400 gramas, este deve ser considerado o peso do peixe, sem o gelo.
- Quanto a estes alimentos o consumidor também precisa prestar atenção se no freezer há poças de água e se os produtos aparecem molhados, pois são sinais de que o freezer foi desligado ou a temperatura foi reduzida, prejudicando assim a qualidade do produto.
- O balcão dos produtos não pode estar superlotado, o que compromete a qualidade do produto devido a falta de circulação do ar frio entre os pacotes.
- Os produtos congelados devem estar conservados sempre a temperaturas inferiores a -18 graus, e o resfriado abaixo de zero grau.
- Depois de descongelado é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente.
O bacalhau - Se o peixe estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, cuidado, elas indicam a presença de bolor ou deterioração. Independente de qual espécie for comprar, procure conhecer a procedência do bacalhau.
- Condições de higiene - Dispense especial atenção às condições de higiene do local e condições de armazenamento.
Formas de pagamento - devem sempre ser apresentadas ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva. Mesmo havendo proposta de parcelamento, o preço à vista deve ser informado, assim como o número e valor de cada parcela e identificação dos juros cobrados, fique atento e solicite o valor total financiado.

Aguarde