Hospital de SFS realiza primeiro procedimento por videolaparoscopia

30/07/2014 - 11h:04m

A equipe do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul tem motivos para comemorar. Na última quinta-feira (24), foi realizada a primeira cirurgia por videolaparoscopia. O médico Robison Siqueira Rosa utilizou a técnica em um procedimento de refluxo gastroesofágico. Na sexta-feira, outro procedimento, desta vez na vesícula, serviu para avaliar o novo equipamento, que deverá operar em fase experimental até o mês de outubro, quando a pretensão é tornar a técnica procedimento padrão.

Surgida no final dos anos 80, na Europa, a videolaparoscopia, como o nome já diz, é a técnica cirúrgica que se utiliza de microcâmera que permite a visualização interna do abdômen com aumento da imagem em até 20 vezes, de maneira que o cirurgião opere com mais precisão. Isto significa menos riscos ao paciente, ausência de incisões ou cortes (por isso também é chamada de “cirurgia sem corte”), menor trauma e dor no pós-operatório, além de maior rapidez na recuperação.

Em geral, o paciente tem alta após 24 horas e logo pode retomar as suas atividades rotineiras, sem dores, sem sangramentos e sem cicatrizes. As chances de infecção também são bem mais reduzidas. A técnica pode ser utilizada para cirurgias de vesícula biliar (cálculos/pedras), hérnias, refluxo gastroesofágico, obesidade mórbida (grampeamento e redução de estômago), ginecológicas (úteros e ovários) e algumas do intestino grosso (colón).

Download das fotos em alta resolução

Aguarde