Nota Oficial

21/01/2015 - 12h:59m

Tendo em vista as inúmeras informações e comentários infundados que vêm circulando nas redes sociais a respeito do Centro de Bem Estar Animal (CBEA), a Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio desta nota oficial, esclarece, mais uma vez, à comunidade francisquense seu posicionamento com relação ao CBEA. Dar suporte com cuidados aos animais de rua e das famílias de baixa renda é uma das linhas de frente da atual Administração Pública, tanto que criou o CBEA que já recebeu o prêmio Expressão Ecologia por sua atuação.

A Associação dos Amigos dos Animais de São Francisco do Sul (AMASF) está inadimplente com o Município por não ter cumprido cláusulas essenciais do convênio firmado com a Prefeitura. Itens como ausência de registro de animais; não cumprimento do plano de trabalho, inclusive inexistência de um plano detalhado, desvio de função do CBEA e falta de comprovação de gastos foram apenas alguns dos problemas apontados. Outro fator agravante foram as precárias condições encontradas no espaço (detalhadas em fotos que complementam esta nota).

Outra questão levantada pela Prefeitura é o não pagamento dos funcionários contratados pela Associação para execução dos serviços (veterinário, por exemplo). Não há comprovação de que os R$ 44 mil repassados pela Prefeitura à AMASF foram utilizados para manutenção dos serviços do CBEA. Em se tratando de erário, apresentar comprovantes nada mais é que obrigação de conveniada. Por isso, a não utilização do recurso é outro fator que será analisado pela Prefeitura.

Ao longo da última semana, uma frente de trabalho foi organizada para reestruturar o Centro de Bem Estar Animal. Sobre os supostos sacos com animais mortos sendo retirados do local, cabe esclarecer que se tratavam de sacos de lixo e entulhos com os quais os animais tinham que dividir seu espaço. Vale ressaltar, também, que o Centro de Bem Estar Animal jamais deixou de prestar atendimento aos animais. Tanto que o veterinário Douglas Rolin foi contratado de imediato para dar continuidade aos atendimentos.

A partir de agora, uma nova equipe estará atuando para fazer o melhor pelos animais. Logo, a estrutura contará com 20 novas baias, muro, lixeira para resíduos, novo piso e cobertura, além da reforma nos canis. Em paralelo a essas obras, ações para incentivar a adoção dos animais que estão no CBEA serão promovidas.

A Prefeitura destaca, ainda, que o Centro de Bem Estar Animal pode ser visitado pela comunidade. Inclusive esta participação é importante para que efetivamente as informações mentirosas e desencontradas parem de denegrir não só a imagem de uma instituição, mas de pessoas que realmente estão preocupadas em fazer o melhor pelos animais.