Investimentos na educação francisquense trazem bons resultados

26/03/2015 - 13h:49m

Investimentos na educação francisquense trazem bons resultados

Em 2014, São Francisco do Sul recebeu o Selo de Município Livre de Analfabetismo pelo Ministério de Educação. A conquista é apenas um exemplo das várias que a Prefeitura de São Francisco do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, trouxe para o município. O aumento significativo de alunos atendidos pela rede pública de ensino e de professores efetivados, bem como a diminuição da fila de espera para uma vaga em CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e o aumento dos investimentos financeiros do setor fazem parte da lista de melhorias.

No ensino infantil, a maior conquista se dá pela diminuição na fila de espera para uma vaga nos CMEIs. Em sete anos, São Francisco do Sul diminuiu 455, 20% a fila de espera, de 1006 em 2009 passou para 221 em 2014.

A construção de dois novos centros municipais de educação infantil é um dos motivos. “Além desses novos centros, construímos mais 25 salas de aula incluindo berçário e lactário”, afirma a secretária municipal de Educação, Mara Jasper.

Segundo Mara, os avanços da educação na cidade é resultado de maiores investimentos e da vontade da atual gestão em formar alunos capacitados. Os avanços nos investimentos aumentaram de cerca de R$18 milhões em 2009, para quase R$45 milhões em 2014. “A educação é prioridade em nossa cidade. Acreditamos que através dela formamos melhores alunos e melhores cidadãos.”

A secretaria de Educação comemora, também, as conquistas para os professores da rede pública municipal. Foi registrado o aumento de 40% de professores efetivos e a hora atividade para planejamento aumentou de 20% para 33%. Além disso, atualmente todos os professores recebem salários maiores que o piso salarial nacional e contam com diversos benefícios: plano de saúde, aplicação da lei nº 11.178 que determina o piso salarial nacional e as horas atividades destinadas ao planejamento, vale alimentação, lotação nas unidades de ensino, formação continuada, apoio à formação do professor em cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado.

Para o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, a valorização do profissional da educação é importante para o crescimento do setor. “Acredito que quando um profissional se sente valorizado, abraçado e tem o seu importante trabalho reconhecido, ele transmite este sentimento de realização aos seus alunos”, afirma.

Ensino Fundamental com mais vagas e mais professores

Em 2010, o município implantou o Projeto Mais Educação que acontece em cinco escolas e atende cerca de 500 alunos no contraturno escolar. Os recursos vêm do Ministério da Educação e são repassados diretamente para as APPs (Associação de Pais e Professores) das escolas para aquisição de equipamentos, manutenção e oferta das oficinas. “As escolas são convidadas a participar. As cinco que estão inseridas no programa já trouxeram resultados positivos, pois essa é uma maneira de tirar jovens e crianças da ociosidade”, comenta a secretária Mara Jasper.

Pensando em inclusão social, a Secretaria instalou em cinco escolas salas de recursos multifuncionais para atender melhor alunos com deficiência. A oferta de vagas também aumentou com a construção de 18 novas salas de aula e o número de professores passou de 119 para 331. Já os supervisores e orientadores educacionais aumentaram de 12 para 37 técnicos pedagógicos.

Em 2010, foi inaugurado o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM)para oferecer oficinas de informática básica. Desde sua criação, já foram habilitados aproximadamente 500 cidadãos, entre alunos e turmas de idosos.

De acordo com Luiz Zera, as conquistas na educação são motivo para celebrar. “Estamos a praticamente um mês do Dia da Educação e estes números são significativos para o município. A intenção é continuar desenvolvendo este trabalho, pois não se pode poupar esforços quando o assunto é educação, esta é a nossa lição de casa”, comemora o prefeito.