Hospital realiza cirurgia inédita no estado

31/03/2015 - 10h:32m

Uma cirurgia inédita no estado no Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada há poucos dias no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), em São Francisco do Sul. O procedimento, conhecido como diverticulomia, foi realizado em paciente que teve alta já no dia seguinte à operação.

O que torna o procedimento especial é o fato de ter sido realizado através do monitor do endoscópio, que proporciona mais segurança ao paciente.

O Divertículo de Zenker foi diagnosticado no serviço de Endoscopia do HMMNSG e os médicos Robison Siqueira Rosa e Marcelo Ochoa se propuseram a realizar o procedimento. A doença consiste no aparecimento gradual de uma ‘bolsa’ na parede posterior da passagem da faringe para o esôfago. Esta ‘bolsa’ ou divertículo provoca um desvio, de parte dos alimentos, do seu percurso normal em direção ao esôfago, causando dificuldade na deglutição (o ato de engolir) conhecida pelo termo médico de Disfagia.

Diverticulotomia em Divertículo de Zenker

O tratamento clássico desta doença é cirúrgico, implicando uma incisão lateral do pescoço, seguida do simples encerramento da comunicação entre o divertículo e a faringe ou, em alternativa, a remoção completa do divertículo. Embora seja eficaz, é uma abordagem que se associa a uma taxa significativa de complicações, exige algum tempo de recuperação e não é isenta de mortalidade.

Como alternativa à cirurgia, os métodos de tratamento endoscópico, de aparecimento mais recente, evitam incisões externas e permitem uma recuperação muito mais rápida, com eficácia semelhante, muito menor taxa de complicações e diminuta probabilidade de mortalidade.