Sucesso no Dia D de combate a Dengue

12/12/2016 - 12h:16m

Ações de combate a dengue, vistorias e distribuição de materiais foram intensificadas na última sexta-feira (9) em São Francisco do Sul, quando o município participou da campanha nacional de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti. Em todo o Brasil serão realizadas ações com o tema “Sexta sem mosquito. Toda Sexta é dia do mutirão nacional de combate”. Os agentes da Vigilância Epidemiológica estiveram nos locais de maior risco e eliminaram possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A população recebeu orientações por meio de materiais informativos durante as visitas e também na rede municipal de Saúde.
“O dia D é apenas um evento para relembrar da importância de não permitir o acúmulo de água limpa e parada em nossas casas e locais de trabalho, não deixando ambiente favorável a proliferação do mosquito, mas o enfrentamento é constante e continuo”, afirmou Alexandre Muehlmann, que atua na Vigilância em Saúde.

Cuidados podem evitar a proliferação

O Aedes é o mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus, que pode ocasionar o nascimento de crianças com microcefalia. De acordo com o vigilante em Saúde, o que mais preocupa os agentes e causam muito risco são os locais que normalmente passam despercebidos e fora da "linha dos olhos", como: calhas e ralos entupidos, lonas plásticas embrulhadas, pequenos recipientes que possam acumular água, lixos plásticos e materiais em desuso, ou em casos muito menos frequentes, piscinas abandonadas ou caixas de água destampadas. Já que qualquer recipiente pode se tornar um possível criadouro.
A equipe local do Programa Municipal de Combate a Dengue trabalha de forma continua e ininterrupta no monitoramento de vasta rede de armadilhas, acompanhamento de pontos estratégicos, pesquisa vetorial, delimitação de focos, educação em saúde, atendimento a demanda da população e estabelece parcerias com o setor público e privado.

Autor:
Fonte: