Dia Internacional das Florestas

21/03/2017 - 08h:42m

Hoje, (21/03), é comemorado o Dia Internacional das Florestas. O objetivo desta data é conscientizar sobre a importância da conservação deste recurso natural que sustenta a humanidade, figurando como peça chave para a manutenção da vida na Terra.

As florestas cobrem atualmente um terço da área continental do planeta, sendo considerada o ambiente mais biodiverso dentro todos os ecossistemas e abrigando cerca de 80% das espécies de animais e plantas. Além disso, elas também oferecem abrigo, emprego e segurança para as comunidades que dependem delas.

Mesmo constituindo grande importância para saúde humana e para o equilíbrio do meio ambiente as florestas continuam sendo desmatadas em um ritmo acelerado, representando até 20% das emissões globais de gases de efeito estufa e alterando inclusive os fluxos de água e a disponibilidade de recursos hídricos,lembrando que são as florestas que agem como filtros naturais de água.

A Secretaria de Meio Ambiente desenvolve e apoia tais ações de interesse socioambientais, promovendo programas, projetos e atividades institucionais em prol destes temas de grande importância para a saúde humana. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, todo corte e modificação de vegetação necessária deverá estar com a autorização ambiental e acompanhamento de profissional habilitado. “Isso acontece porque existe na legislação brasileira uma série de regras para efetuar um corte de árvore. Diante disso, antes de realizar qualquer corte de vegetação busque a informação na nossa secretaria”, ressalta.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde