Prefeitura retoma serviço de cirurgia e castração em cães e gatos

10/01/2018 - 14h:10m

Depois de muito trabalho e esforço a Prefeitura, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), retomou hoje (10) o serviço de cirurgias e de castrações. Agora, a atividade está sendo realizada em uma sala de cirurgia alugada. A ação é uma medida provisória até a Prefeitura adquirir o contêiner e os materiais para a nova sala de cirurgia do Município. Neste primeiro momento, a prioridade de atendimento é a demanda reprimida interna, que conta com um cronograma extenso de cirurgias.

No mês passado, foram realizadas reuniões com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e com as ONGs que cuidam da temática em São Francisco do Sul. Segundo o procurador-geral do Município, Vitor Aguiar Barretta, na ocasião, soluções de curto, médio e longo prazo foram apresentadas. “As soluções foram aprovadas por todos nas reuniões, mas, mesmo assim, continuamos em pleno diálogo com o MPSC e com as ONGs para melhorar ainda mais o serviço”, afirmou.

O CBEA, localizado na Av. Dr. Nereu Ramos, no Rocio Grande, é um espaço destinado a cuidar dos cães e gatos de rua, oferecendo atendimento clínico, tratamento, realizando cirurgias, castrações, identificação e incentivando a adoção. Além disso, o Centro também trabalha com as castrações dos animais, mediante agendamento, de famílias com a renda familiar de até dois salários mínimos. Os interessados devem apresentar a documentação com cópia do RG, comprovante de renda e de residência no CBEA. No entanto, o agendamento será realizado apenas após o atendimento completo da lista de espera existente.

De acordo com a coordenadora do CBEA, Danyelle Espindola, o Centro é um lugar transitório para a reabilitação dos animais. “Diferente da estrutura de um abrigo animal, que serve de moradia, o CBEA é um lugar onde os animais doentes são recolhidos e tratados, ou seja, é um lugar para a melhora desses animais, que, após isso, caso não ocorra a adoção, voltam para o local de onde foram recolhidos”. Por conta disso, o Centro conta com o auxílio da população para a adoção desses animais.