Nota Febre Amarela

22/01/2018 - 15h:24m

Nos últimos meses a Febre Amarela é a doença que vem sem dúvidas tornando-se a mais discutida nos meios de comunicação e também com isso muitas dúvidas surgem.

Primeiro vale ressaltar a população que os macacos não transmitem a doença aos humanos, esses animais são vítimas da febre amarela assim como os humanos e eles tem papel importante no monitoramento da doença, pois servem como sentinelas do problema.

A doença é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre e pode ser transmitida pelo Aedes aegypti em ambiente urbano.

No momento o município de São Francisco do Sul não possui registro de casos da doença nem em macacos e nem em humanos. O município não é área de recomendação da vacina contra a febre amarela; sendo que somente pessoas que tenham programação para viagem a áreas com recomendação desta vacina, devem buscar as unidades de saúde neste momento e verificar a sua situação vacinal.

Em Santa Catarina, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 05 casos humanos suspeitos estão sendo investigados, que aguardam resultado ambulatorial. No Estado não se registra caso de infecção da doença desde 1966.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde