Centro Esportivo para Pessoas Especiais participa do Beach Soccer

26/01/2018 - 13h:09m

Falta apenas uma semana para o fim dos campeonatos Taça RICTV Record de Beach Soccer e Troféu RICTV Record de Futsal, que foram marcados por momentos especiais, como a participação dos jogadores do Centro Esportivo para Pessoas Especiais de Joinville, o CEPE Futebol de 7 PC.

O CEPE possui a primeira equipe de Futebol de 7 Paralímpico do sul do país, que foi fundada em agosto de 2011. A equipe já participou de cinco campeonatos brasileiros da modalidade, tendo como melhor resultado o 3º lugar da divisão de acesso no ano de 2014. Em novembro de 2015, foi a única equipe a representar a seleção brasileira em torneio internacional, realizado no Chile, conquistando o 3º lugar, e em abril de 2016 conquistou o título do primeiro Campeonato Regional Sul de Futebol de 7 Paralímpico.

Carlos Eduardo Ferraz, um dos jogadores do CEPE, disse em entrevista à Gerência de Esportes que a equipe não veio tentando vencer e sim aprender para aprimorar o futebol nas competições Paralímpicas. “A nossa realidade é outra, é dentro do esporte Paralímpico. A ideia é para galera se assemelhar com a pressão externa para que a gente consiga passar para o meio Paralímpico”.

O futebol de 7 é uma modalidade praticada por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais. Os jogadores pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral e não usam cadeira de rodas.

O Coordenador Técnico do CEPE, Gustavo Nardon Pazenato, contou que a equipe sabia que o campeonato seria complicado por ter jogadores de alto nível, mas a meta principal é divulgar o time e a modalidade, independente dos resultados dos jogos. Ele disse também, que o apoio da torcida é muito importante para motivar os atletas a continuarem participando.

Confira a programação de encerramento dos campeonatos:

O encerramento do futsal sênior acontece na próxima sexta-feira (02), às 20h30, no Ginásio Municipal de Esportes Waldir Quirino da Luz. No sábado (03), acontecerão as partidas finais do Beach Soccer, encerrando às 17h, na Arena da Enseada. Logo após, no mesmo dia (03), acontece a final do futsal aberto, encerrando às 22h30, no Ginásio de Esportes. Lembrando que os horários dos encerramentos podem mudar conforme o andamento dos jogos.