Prefeitura faz cadastro em programa do Governo Federal

23/03/2018 - 17h:02m

A Prefeitura de São Francisco do Sul se cadastrou no programa do Governo Federal Internet para Todos, que levará internet Banda Larga para municípios brasileiros por meio de antenas instaladas nas localidades. A Prefeitura já teve a sinalização de que foi contemplada e agora aguarda a liberação de mais informações por parte do Governo.

O objetivo é promover o atendimento a localidades e distritos em que não existe a oferta de acesso à internet em Banda Larga, por meio do Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), levando o desenvolvimento regional e inclusão digital para cerca de 30 mil regiões em todo o Brasil. O projeto não oferece o serviço gratuito, mas os preços serão reduzidos para democratizar a internet.

Os moradores das localidades indicadas pelos municípios terão a oportunidade de contratar serviços de conexão à internet oferecidos por empresas credenciadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

São Francisco do Sul indicou as seguintes regiões: Vila da Glória, Capri, Majorca, Forte, Reta, Tapera, Morro Grande, Morro da Palha, Ervino, Gamboa, Ribeira e Laranjeira. No primeiro momento, são os locais públicos da Prefeitura que receberão a internet, como, por exemplo, as escolas e postos de saúde, e depois será disponibilizada para a comunidade.

A conexão oferecida será feita usando o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que está em órbita terrestre desde maio de 2017. O satélite é o primeiro geoestacionário brasileiro de uso civil e militar, com investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões. O esperado é que ele permaneça em uso por até 18 anos.

Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil