Secretaria Municipal de Saúde lança plano de cirurgias

18/05/2018 - 08h:58m
A execução de pouco mais de 1.100 procedimentos cirúrgicos promete dar um fim ao sofrimento de pacientes que aguardam na fila desde 2011. A Secretaria Municipal de Saúde lançou um mutirão de cirurgias de várias especialidades. Serão investidos mais de R$ 1 milhão, entre recursos próprios e provenientes do Governo do Estado e da União, para esta ação que começa nesta sexta-feira (18). Alguns procedimentos ocorrerão na cidade, no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, e outros serão encaminhados a outros municípios. Com base na lista de espera, a Secretaria organizou o mutirão que será feito em etapas nos próximos meses. O agendamento é feito pela equipe da Saúde que entra em contato com as pessoas que estão na lista que, em um primeiro momento, passam por uma consulta que determina se o paciente está apto para a cirurgia. O mutirão está se preparando para atender 470 pacientes de catarata, 71 de vesícula, 90 cirurgias ginecológicas, 23 para corrigir refluxo, 60 laqueaduras, 250 procedimentos de varizes, 50 de otorrino, 20 oftalmológicas, 12 de pterígio e nove neurocirurgias. “Buscamos atender o máximo possível dentro desta listagem para reduzir consideravelmente nossa demanda reprimida”, explica a secretária de Saúde, Nádia Raposo.