Píer do Centro Histórico deve estar pronto para uso em setembro

18/06/2018 - 16h:45m

Um novo momento para o turismo náutico em São Francisco do Sul começa a emergir com a conclusão da primeira fase do projeto do píer do Terminal Marítimo de Passageiros, no Centro Histórico. A quarta e penúltima etapa de montagem e concretagem das estruturas pré-moldadas está acontecendo esta semana.

A retomada dos trabalhos será feita após 20 dias, tempo necessário para a secagem do concreto. Em seguida, será então realizada a última etapa e restarão os acabamentos, com a instalação dos guarda-corpos, que consistem nas grades de proteção, a urbanização do local de acesso e as estruturas flutuantes de atracação. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Integração (Seinfra), a previsão de finalização dos trabalhos é setembro deste ano.

O píer contará com 50 metros de extensão e terá condições para atracação de embarcações de pequeno e médio porte, o que facilitará a chegada dos “tenders”, utilizados pelos navios de passageiros. Também, poderá ser utilizado pelo fluxo turístico de visitantes, escunas e outros transportes que fazem o trajeto ilha-continente. “Estamos ansiosos para a conclusão de mais esta obra, que é de grande relevância para o fomento de um dos segmentos turísticos mais expressivos atualmente em regiões litorâneas, que é o turismo náutico. Quando assumimos, a obra estava parada e fizemos questão de priorizá-la e retomá-la”, ressalta o prefeito Renato Gama Lobo.