São Francisco do Sul - mais notícias

Saúde em números - Confira as cirurgias realizadas em maio

Data de inclusão: 21/06/2018 16:39
Desde que a Secretaria Municipal de Saúde anunciou o Mutirão de Cirurgias em várias especialidades, a esperança de pacientes que estão na fila à espera de procedimentos se renova, e mais, se concretiza. Em maio, 216 cirurgias foram realizadas.
 
É o caso de Maria de Fátima dos Santos, que realizou a cirurgia, diagnosticada com catarata há cinco anos. “Está sendo tudo bem rápido. Procurei ajuda há três meses e estou ansiosa”, declarou Maria enquanto aguardava pelo procedimento na sala de espera.
 
O mutirão está dividido em duas etapas. Primeiro o paciente passa pela consulta de avaliação. É neste momento que o médico especialista analisa se a pessoa está apta, de fato, a fazer o procedimento. Ainda na consulta pré-operatória, é verificado se alguns pacientes precisam de cirurgias de maior complexidade devendo, dessa forma, ser encaminhados a outros hospitais. Em outros casos, é necessário mais exames antes da operação.
 
A Secretaria de Saúde investiu recursos para que boa parte desta ação seja feita no próprio município. No entanto, alguns procedimentos são feitos em cidades vizinhas, que são referência do atendimento, com recursos do Governo do Estado. Nesses casos, a Secretaria cuida de toda a parte de transporte. 
 
Neste mês de junho, mais procedimentos e consultas seguem no cronograma. Na última segunda-feira (18), por exemplo, 50 cirurgias de catarata foram feitas. 
 
Cirurgias realizadas em maio:
 
ORTOPEDIA
5 cirurgias 
 
VASCULAR
8 cirurgias 
 
OFTALMO (catarata)
203 procedimentos cirúrgicos realizados em Joinville

Imagens relacionadas

Saúde em números - Confira as cirurgias realizadas em maio