Estudo da TPA é reconhecido na França por especialistas do turismo

24/08/2018 - 09h:21m

Artigo científico, produzido a partir dos estudos para implantação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) em São Francisco do Sul, é um dos trabalhos selecionados para ser apresentado na 8ª Conferência Internacional da Associação de Pesquisa de Ensino Superior em Turismo, que acontecerá em outubro na Universidade de Paris (Panthéon-Sorbonne), França.

Intitulado “A implantação da Taxa de Preservação Ambiental como Política Pública visando à Sustentabilidade do Patrimônio Natural e Cultural de São Francisco do Sul”, a escolha do artigo pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Superiores de Turismo (IREST), para a Conferência, indica interesse pelo trabalho que a Prefeitura está desenvolvendo relacionado ao patrimônio e que irá refletir no turismo. “Temos mostrado que a implantação da TPA é um caminho para coordenar e executar as ações em prol do meio ambiente de que estamos precisando. Esta seleção abona o bom trabalho feito até aqui. Foi bem construído”, destaca o prefeito Renato Gama Lobo.

O artigo foi escrito a três mãos. Participaram da construção do documento a gerente de Turismo, Jamille de Freitas Machado Douat; a diretora-presidente da Fundação Cultural, Andréa de Oliveira, e o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath.

Para Jamille, a seleção é uma ótima oportunidade de visibilidade para o município. “É muito gratificante que técnicos da área de turismo da França, o destino turístico mais visitado do mundo, estejam interessados no que estamos fazendo aqui em São Francisco do Sul”. Para a produção do artigo, foram abordados eixos como patrimônio cultural, turismo e políticas públicas. “Hoje, não é mais possível discutir as demandas públicas da cidade sem que haja uma reflexão acerca da necessidade de preservação do patrimônio natural e cultural”, relata Andréa.

O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, atribui a seleção do trabalho na Conferência a um processo de validação dos estudos realizados. “Ficamos realmente alegres com esse reconhecimento, o que nos traz a certeza de que estamos no rumo certo de que a TPA é de fato uma ferramenta de preservação ambiental”, disse Gabriel.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde