Plano Diretor - Prefeitura de São Francisco do Sul organiza seminário temático

28/08/2018 - 12h:29m

É cada vez mais necessário planejar a cidade a longo prazo. Pensando nisso, a Prefeitura de São Francisco do Sul está preparando o Seminário de Revisão Participativa do Plano Diretor - A Cidade que Queremos - 2030 é Logo Ali. O evento irá ocorrer entre os dias 11 e 12 de setembro, no Cine Teatro X de Novembro.

A programação está sendo alinhada pela equipe responsável pela organização da ação. Os temas escolhidos para as palestras e painéis foram constantemente debatidos durante as 27 reuniões comunitárias que ocorreram em várias localidades do município para o processo de revisão participativa do Plano Diretor da cidade. Assuntos como as potencialidades de São Francisco do Sul para a economia do mar, fomento da atividade turística, atração de novos empreendimentos, preservação ambiental e patrimônio histórico serão tratados ao longo dos dois dias do evento e com participação de técnicos no assunto. O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz já confirmou presença.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, este seminário é uma forma de desdobrar os trabalhos relacionados à construção da revisão do Plano Diretor Participativo. “O efeito transformador para nossa cidade que estamos buscando acontece por meio de planejamento e coordenação de esforços. Este caminho estamos trilhando de forma coletiva, em um primeiro momento com a comunidade e agora partilhando com especialistas no assunto”, frisa.

O Seminário será aberto ao público. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Francisco do Sul, Marcos Arzua, trata-se de uma oportunidade de a população da cidade inteirar-se ainda mais do contexto do Plano Diretor. “O fortalecimento da economia do município está relacionado ao Plano Diretor. Queremos estimular a participação da comunidade no seminário para que elas integrem este contexto entendendo este instrumento de diretrizes para nossa cidade”, enfatiza Arzua.

Plano Diretor

No início de agosto, aconteceu a segunda audiência pública de revisão do Plano Diretor em que foram apresentados os nomes dos delegados e suplentes eleitos, bem como o apresentado o diagnóstico das informações coletadas durante as reuniões. Todo o processo iniciou em outubro de 2017 com o apoio da Amunesc - Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina. A próxima etapa contempla a capacitação dos delegados e suplentes.

A ideia do Plano Diretor participativo é fazer com que a comunidade se envolva diretamente na construção das diretrizes da política de desenvolvimento do município. A definição sobre “qual a cidade que queremos?” é uma das missões desta iniciativa para o planejamento da cidade para os próximos anos.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde