Evento esportivo Volta de São Francisco movimenta a economia local

01/09/2018 - 15h:03m
Cerca de 850 atletas e suas equipes participam neste sábado (01) da 15ª Volta de São Francisco do Sul, uma das mais tradicionais provas de revezamento do Estado, que é promovida pela Eco Floripa em parceria com a Prefeitura, por intermédio da Gerência Municipal de Esportes. O evento gera incremento à economia local na baixa temporada. A estimativa da Gerência de Turismo é a de que pelo menos três mil visitantes estejam na cidade neste fim de semana, com gasto médio diário de R$ 200 por pessoa. A taxa de ocupação dos hotéis é de praticamente 100% e a receita total, incluindo hospedagem, transporte, combustível, alimentação e outros serviços pode gerar impacto direto de meio milhão de reais. A gerente de turismo, Jamille Machado Douat, avalia como de extrema relevância proporcionar esse tipo de evento, como opção para a baixa temporada: “Os eventos esportivos deste porte são, certamente, excelentes oportunidades para minimizar os efeitos da sazonalidade turística na baixa temporada, aumentando a taxa de ocupação da hotelaria, movimentado bares, restaurantes e comércio local, o que gera impacto direto sobre a cadeia produtiva, dinamizando, assim, a economia da cidade e até mesmo da região”, enfatiza Jamille. As características geográficas, naturais e histórico-culturais oferecem as condições perfeitas para a prática de atividades esportivas e turísticas de aventura. A ideia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável é a de explorar toda essa potencialidade para atrair mais eventos do gênero. “Estamos trabalhando com visão estratégica para estabelecer plano de diversificação econômica, sendo o turismo a prioridade. E para que isso se concretize, temos que mudar o perfil da atividade turística, para garantir a atratividade o ano todo. Os eventos esportivos de natureza ou de aventura contribuem para essa mudança e para a qualificação que almejamos”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Marcos Arzua. A Gerência de Esportes vem trabalhando para consolidar e ampliar os eventos, como o Volta de São Francisco, pois para o gerente Juliani de Barros o objetivo é potencializar ao máximo as qualidades ambientais, propícias a inúmeras práticas. “Assim como a Volta de São Francisco, evento já consolidado que chega a sua 15ª edição, temos buscado realizar outras diversas modalidades ligadas à natureza, como provas de ciclismo, natação, surf, beach soccer, beach tennis, e os resultados vêm aparecendo satisfatoriamente com os impactos positivos gerados à cidade”, salienta Juliani.