Secretaria de Saúde promove ações de conscientização e prevenção ao suicídio

10/09/2018 - 11h:43m

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vai promover ações de conscientização em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. As atividades iniciaram hoje (10), em uma reunião com agentes comunitários de saúde. Na ocasião, foram abordados possíveis encaminhamentos, ações e protocolos relacionados ao tema.

Em São Francisco do Sul, foi sancionada recentemente a Lei nº 2045 de 2018, que inclui no calendário oficial de eventos da cidade o Setembro Amarelo. O objetivo é alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas, contribuir para a redução dos casos, estabelecer diretrizes para ações integradas (entre população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas) e ampliar o debate. Além disso, é celebrado hoje (10), o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

O suicídio só começou a ser tratado como problema de saúde pública em 1990. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 805 mil pessoas cometem suicídio por ano. No Brasil, é registrada uma ocorrência a cada 45 minutos, e de acordo com diagnóstico do Ministério da Saúde, foi registrado entre 2011 e 2016, 62.804 mortes por suicídio, além das 48.204 tentativas.

A próxima ação da Secretaria de Saúde é na sexta-feira (14), às 13h, no Parque Ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa. No dia, serão realizadas atividades voltadas para a promoção de saúde para os profissionais da atenção básica.

Confira a programação completa do Setembro Amarelo:

DIA 10/09 (segunda-feira) – 8h30

Local: CAPS

Reunião com agentes comunitários de saúde

Tema: Suicídio (encaminhamentos, ações, manejo, protocolos)

DIA 14/09 (sexta-feira) – 13h

Local: concentração no Parque Ecológico Celso Ramos

Atividades voltadas para promoção de saúde para os profissionais da atenção básica

DIA 17/09 (segunda-feira) - 8h30

Local: CAPS

Reunião com assistentes sociais da rede (CAPS)

DIA 21/09 (sexta-feira) - 8h30

Reunião com profissionais de saúde, ESF, fonos, T.Os., nutri

DIA 24/09 (segunda- feira) - 8h30

Local: CAPS

Reunião com os psicólogos da rede municipal

DIA 25/09 (terça-feira) - 13h30

Reunião com médicos ESFs, CAPS E PS

DIA 28/09 (sexta-feira) - 14h

Caminhada seguida de atividades na Praia do Mota.