Farmácia itinerante: conheça o projeto da Secretaria de Saúde

13/11/2018 - 10h:19m

Para melhorar a qualidade do tratamento dos pacientes que necessitam de medicamentos controlados, a Secretaria de Saúde vai iniciar no dia 21 de novembro o projeto Farmácia Itinerante. A farmacêutica do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) se deslocará mensalmente até as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) para levar os remédios, que antes só podiam ser retirados na farmácia da Secretaria de Saúde.

Nesta primeira etapa, o projeto atenderá as ESFs mais interiorizadas, como a da Vila da Glória, por exemplo. A estimativa é de que aproximadamente 4 mil pacientes sejam atendidos com distribuição de sertralina, clonazepam, ritalina, haloperidol, entre outros.

A secretária de Saúde Nádia Raposo explica que ter acesso aos medicamentos próximo a moradia facilita o tratamento. “Dessa forma, os pacientes não precisam se deslocar até a Secretaria para solicitar ou buscar sua medicação, o que melhora ainda mais a qualidade do tratamento e a comodidade do munícipe. É uma forma de facilitar essa retirada”.

A iniciativa vem ao encontro das diretrizes da nova Política Nacional de Atenção Básica, visando facilitar a adesão dos medicamento necessários para o tratamento de doenças como a depressão, os transtornos de personalidade e doenças neurológicas.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde