Projeto Costa do Encanto em pauta em visita do prefeito ao Distrito do Saí

13/11/2018 - 15h:30m

O prefeito Renato Gama Lobo esteve ontem (12), no Distrito do Saí, para visitar equipamentos públicos e a estrada que liga São Francisco do Sul a Itapoá. Na ocasião, o prefeito foi ao local da obra da estrada que integra o projeto Costa do Encanto, com o engenheiro civil da Prefeitura, Jonicir Max Scharmitzel, e com o secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, para realizar uma avaliação para continuidade da ação.

“Queremos sensibilizar as autoridades, o Ministério Público, a aceitar uma proposta de pavimentação com paver dos 3,5 km do trecho que fica entre a Capela Nossa Senhora da Glória até a Praia Bonita, utilizando recursos da Prefeitura”, afirmou Gama Lobo. O prefeito estuda uma maneira de custear esta pavimentação com paver pelo Município, caso seja liberada.

A obra do projeto Costa do Encanto, que é do Governo do Estado com o intuito de desenvolver de forma integrada o turismo em municípios do Norte catarinense, segue parada desde 2016 por conta de impasse judicial. No início de 2016, o Ministério Público Federal conseguiu no Tribunal de Justiça Federal decisão que obriga a obra a contar com licenciamento ambiental mais completo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e não mais pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima). O Governo do Estado segue recorrendo a decisão.

O prefeito também salientou que a preocupação é com a população, que não deve mais sofrer com os problemas da via. “Sabemos que existe um projeto de pavimentação asfáltica com recurso do Governo do Estado, mas que está longe de se concretizar. Por esse motivo, entendemos que a população precisa de uma resposta e não sofra mais. Estamos nos esforçando nesse sentido viabilizando uma solução, mas não se trata de uma promessa, pois não depende apenas da Prefeitura”.

Ainda na oportunidade, a equipe esteve na praça da Praia Bonita, que receberá melhorias em breve. Na semana que vem, a Secretaria de Meio Ambiente vai começar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) no local para proporcionar um ambiente melhor para a população.