Meio Ambiente realiza vistoria na Praia Bonita para recuperação da área

22/11/2018 - 14h:47m

A equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira (22) vistoria técnica na Praia Bonita (Distrito do Saí). A finalidade é a execução do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) em um dos locais de importante biodiversidade no continente de São Francisco do Sul.

O lugar tem também grande relevância socioeconômica, pela subsistência das famílias de pescadores artesanais que dependem do ecossistema preservado. A cobertura vegetal é de restinga, que atua como fixadora do solo arenoso, evitando erosões e contendo ressacas. Além disso, proporciona estabilidade a outro ecossistema importantíssimo para a vida marinha, que é o mangue.

Para se ter uma ideia, a espécie Plantago catharinea, por exemplo, que encontra-se ameaçada de extinção, é usada como planta medicinal pelas populações tradicionais. Outras como a Spartina ciliata (capim-da-praia), Ipomoea pes-caprae (batateira-da-praia) e Hidrocotyle (salsão-da-praia) também são espécies que recobrem as dunas.

O PRAD tem como metas: A retirada de resíduos depositados sobre a vegetação de restinga, o isolamento da área de cobertura vegetal herbácea e subarbustiva, e a revitalização da praia, para que os moradores e turistas tenham acesso mais adequado ao mar.

A SMMA convida a todos os interessados, para participarem da limpeza da orla da praia Bonita. O evento será na próxima semana (29 de novembro), e terá a colaboração da Gerência do Distrito do Saí e Ascoredi.