Entenda como funciona uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF)

10/12/2018 - 13h:19m

As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) surgiram para reorganizar o sistema de atenção básica, com o intuito de melhorar o acesso da comunidade à rede de saúde. São nas ESFs que ocorrem os acompanhamentos para uma visão ampla do quadro clínico do paciente e do seu histórico familiar, para melhorar o atendimento, o tratamento e principalmente a prevenção de doenças. As ESFs são a porta de entrada na rede básica de saúde.

A principal diferença entre as ESFs e as Unidades Básicas de Saúde é a equipe multidisciplinar pela qual são compostas as ESFs, que devem contar com, no mínimo, um médico generalista ou especialista em saúde da família, um enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, um auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Em São Francisco do Sul as unidades de Estratégia Saúde Família estão localizadas nos bairros Acaraí, Ervino, Enseada, Forte, Iperoba, Majorca, Miranda, Paulas, Rocio Grande, Rocio Pequeno, Sandra Regina e Vila da Glória.

Os atendimentos acontecem de forma agendada e segmentada. São oferecidas consultas de saúde da mulher, saúde do idoso, puericultura (acompanhamento do bebê desde o nascimento até o primeiro ano de vida), pré-natal, saúde do homem, saúde integral, atendimentos odontológicos e também testes rápidos, vacinas e curativos.

O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 17h nas unidades do Ervino, Majorca, Miranda e Vila da Glória, e das 7h30 às 16h30 nas demais ESFs. Para fazer uma consulta é necessário levar apenas a carteirinha SUS e um documento com foto.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde