Prefeitura lança oficialmente programação do Carnaval Sou + São Chico

08/02/2019 - 12h:37m

Março vai ser o mês da mais tradicional festa popular brasileira. Em São Francisco do Sul, a Prefeitura segue nos preparativos para o Carnaval 2019 Sou + São Chico. Na manhã de hoje (8), foi realizada coletiva de imprensa para divulgação da programação oficial. Presidentes das escolas de samba, representantes de blocos e comunidade em geral também participaram do evento.

Serão cinco dias, de 1º a 5 de março, de muita diversão e alegria em meio às belezas naturais da cidade. No Centro Histórico, a programação contará com o desfile das escolas de samba, trio elétrico e encontro de blocos. Ervino, Vila da Glória, Ubatuba e Prainha também serão contemplados com a animação carnavalesca. Na Enseada, o agito ficará por conta das programações no palco fixo, já utilizado nas programações de verão da Prefeitura.

Segundo o prefeito Renato Gama Lobo, o carnaval de São Francisco do Sul é um produto turístico e cultural que precisa ser cada vez mais fortalecido e valorizado. “Esta é uma época do ano com forte poder de atratividade turística em nosso Município, o que resulta em um aquecimento da economia. É um período importante e esperado pelos comércios da cidade e também pelos turistas que escolhem nossa região para aproveitar as festividades”, ressalta.

O clima de carnaval já começa a fazer parte do Município na próxima semana. No dia 15, ocorre a abertura da exposição de fantasias “Outros carnavais”, que poderá ser visitada diariamente no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, das 9h às 18h, de forma gratuita. No sábado (16), a partir das 20h no Mercado Público Municipal, acontece a escolha da Rainha do Rei Momo do Carnaval Sou + São Chico.

Já em março, na sexta-feira (1º), será realizada a abertura do Carnaval e o encontro de blocos no Centro Histórico. No sábado (2), às 12h, está marcada a Roda de Samba no Mercado Público Municipal. No mesmo dia, a Prainha recebe o trio elétrico às 17h; o Ervino, às 21h, e na Enseada a programação começa às 21h com o desfile de blocos, seguido das apresentações no Palco da Enseada. A volta do carnaval no Ubatuba é também um dos destaques deste ano. No domingo (3), às 16h, haverá concentração de blocos na Rua Gustavo Vogelsanger, no Ubatuba. Enquanto isso, na Prainha, segue o trio elétrico às 18h e a apresentação no Palco da Enseada às 22h. No Centro Histórico, o público é convidado a assistir ao desfile das escolas de samba, que acontece a partir das 21h. Unidos do Paulas, Mocidade Independente da Água Branca e Imperadores do Samba desfilam este ano em caráter não competitivo.

De acordo com secretária de Turismo, Jamille Douat, já está praticamente tudo pronto para o carnaval. “As equipes das escolas de samba já estão se aquecendo e realizando os ensaios. Nosso carnaval é um dos mais fortes do Estado, montamos para nosso público uma programação de fortalecimento de blocos e valorização dos aspectos culturais. Esperamos que sejam dias de muita diversão e alegria”, afirma.

Concurso da Rainha e do Rei Momo do Carnaval acontece no dia 16

Para começar o aquecimento para o carnaval, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco (FUCISF), promoverá, no dia 16 de fevereiro, o concurso da Rainha e do Rei Momo do Carnaval Sou + São Chico. O evento será realizado no Mercado Público Municipal, a partir das 20h.

Para o diretor-presidente da FUCISF, Rangel Friolin, as escolas se mobilizaram para inscrever seus participantes. “Esperamos uma corte carnavalesca bem animada e divertida. Eles participam do desfile e representam nosso Carnaval Sou + São Chico durante todo o ano. Para deixar o evento ainda mais animado, já solicitamos para as escolas trazerem torcidas e convidarem a comunidade para prestigiar”.

Os candidatos, representantes das escolas de samba de São Francisco do Sul, devem estar vestidos com traje de fantasia carnavalesca. Na ocasião, serão avaliados por uma comissão técnica. Para Rei Momo, podem se inscrever homens entre 16 e 45 anos, e para Rainha, mulheres com 16 a 30 anos. Menores de idade tiveram que apresentar autorização do responsável legal na hora da inscrição.

Programação completa do Carnaval Sou + São Chico:

SEXTA-FEIRA - 15 DE FEVEREIRO

Centro Histórico (Centro Cultural Ester dos Passos Rosa)

9h às 18h | Abertura da exposição de fantasias “Outros carnavais”

SÁBADO - 16 DE FEVEREIRO

Centro Histórico (Mercado Público Municipal)

20h | Escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaval

Apresentação da bateria das escolas de samba

Show de passistas

Roda de samba

SEXTA-FEIRA – 1º DE MARÇO

21h | Abertura do Carnaval com encontro de Blocos