A 31ª Festilha movimentou as ruas do Centro Histórico na tarde deste sábado (13)

13/04/2019 - 18h:35m
O segundo dia da 31ª Festilha, a Festa das Tradições da Ilha, foi repleto de atrações culturais, música e culinária típica. Quem passou pelo Pavilhão Central da festa conferiu a apresentação musical de Hellyson - MPB, que começou às 12h, além de aproveitar as diversas opções gastronômicas. A partir das 14h, aconteceram as apresentações culturais, iniciando com o grupo da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Logo depois, a Fundação Cultural de Piçarras realizou cinco demonstrações artísticas que fazem parte do projeto Dançando Vidas. Às 15h, foi a vez das bailarinas da escola de dança MARitimos Arte e Cultura. Para fechar o dia de apresentações, os grupos Athos Grupo de Dança e Cia Paulo César Ramos realizaram coreografias, respectivamente. Enquanto isso, o Pavilhão do Mercado Público Municipal contou com muita música com Lucas G. - MPB e com o Dj Ronas Ribeiro. Para o diretor-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Rangel Friolin, o segundo dia de festa alcançou todas as expectativas da organização. “Foi um dia intenso com várias atividades culturais, folclóricas e artísticas no Pavilhão Central. O fluxo de pessoas foi ótimo durante todo o dia, colaborando com as entidades, interagindo com os bonecos gigantes e com a rainha e princesas”, ressalta. Este ano, a Festilha está apresentando novidades na estrutura. As entidades, antes instaladas ao lado da Praça da Bandeira, estão realocadas para os outros ambientes, junto ao Mercado Público e ao Pavilhão Central, localizado no Aterro da Babitonga. O objetivo é reorganizar o espaço da festa e a área da praça de alimentação. O Terminal Turístico Naval está destinado à feira de artesanato, às exposições artísticas e conta também com o Palco Autoral. A moradora do bairro Acaraí, Daniella Miranda de Oliveira, conta que a nova estrutura é uma forma de valorizar ainda mais a cultura e tradições de São Francisco do Sul. “Fazia anos que não víamos uma estrutura tão bonita, a festa está agregando e valorizando toda a história da nossa São Chico”, comenta. A secretária municipal de Turismo, Jamille Machado de Freitas Douat, explica que a nova estrutura traz um reforço cultural para a festa. “Nós entendemos que a Festilha precisava trazer alguns referenciais e ampliar a qualidade para ressurgir a essência da festa como um produto turístico e cultural”, disse. Ainda tem muitas atrações musicais para o restante do dia. Daqui a pouco, às 19h, a dupla Cleiton e Felipe vai animar o Pavilhão Central. Já no Pavilhão do Mercado Público Municipal, também às 19h, a diversão fica por conta do Grupo Sambaqui. Confira a programação da noite deste sábado na 31° Festilha: Pavilhão Central 19h - Cleiton e Felipe 22h - DJ Marquinhos 23h - Grupo Samba Vibe Pavilhão Mercado Público Municipal 19h - Grupo Sambaqui - Samba/Pagode 22h - Banda Juan Vanguard Terminal Turístico Naval 20h30 - Nave Drassa 22h - Banda Elemento Oculto 23h - Lucas G.