Prefeito de SFS partilha práticas de transparência em evento em São Paulo

11/06/2019 - 15h:12m

O prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, e o secretário municipal de Educação, Jucélio de Carvalho, participaram, nesta terça-feira (11), do evento Repasses Federais em Educação: Transparência e Controle Social em Municípios, que aconteceu na ESPM Tech, em São Paulo. A presidente do Observatório Social de São Francisco do Sul, Luciane Garcez, também se fez presente no evento. Os observatórios participantes conquistaram o 2º lugar na categoria responsabilidade social com a iniciativa “Ampliando a Transparência e Accountability na Educação”, um prêmio de valorização do Ministério Público Federal.

O evento é uma iniciativa do Observatório Social do Brasil e da Transparência Brasil, duas das principais organizações de controle social e combate à corrupção do país. O evento integra o projeto Obra Transparente, desenvolvido desde 2017, por meio da participação das organizações que promovem o evento desta terça-feira e mais 20 observatórios sociais, inclusive o de São Francisco do Sul.

Durante o encontro foi possível reunir representantes da gestão municipal e membros da sociedade civil organizada para discutir avanços e dificuldades no desafio de incentivar o controle social e promover uma gestão local aberta, especialmente sobre licitações e execução de obras de creches e escolas.

Para o secretário de Educação, a participação foi uma oportunidade para trocar boas práticas. “O evento nos apresentou caminhos para os desafios da educação. São desafios partilhados pelos municípios e a troca de experiência oportuniza que tenhamos acesso a práticas de sucesso e que, com as devidas adequações, possamos colocar em prática na nossa cidade”, explica Jucélio.

Dos 20 municípios que integram este projeto, apenas os prefeitos de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, de Goioerê, Pedro Coelho, e de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, participaram e compartilharam as experiências exitosas com relação à transparência aplicadas na administração pública.

“Todas as vezes que cito que a Prefeitura está de contas e portas abertas é porque acredito que a transparência é uma premissa importante de uma administração pública. Além do discurso, trabalhamos isso na prática”, cita o prefeito de SFS, fazendo alusão ao relatório de contas da Prefeitura divulgado todo mês e fixado em repartições públicas, e, mais recentemente, a implantação de um sistema que permite que qualquer pessoa acompanhe as licitações da Prefeitura, ao vivo, por intermédio do site institucional (www.saofranciscodosul.sc.gov.br).

Na parte da manhã, a programação contou com debate a respeito do ProInfância com representantes do Governo Federal. À tarde, painéis com troca de experiências entre os gestores locais e representantes da sociedade civil sobre os avanços e dificuldades na execução da política de infraestrutura escolar.

Foto: Bianca Berti