Alunos de sete escolas se formam no Proerd

11/11/2019 - 17h:30m

Cerca de 250 alunos das escolas municipais Rudolpho Fischer (Morro Grande), Álvaro Tancredo Dippold (Acaraí), João Germano Machado (Iperoba), Franklin de Oliveira (Reta) e Waldemar da Costa (Água Branca), junto com outros 70 alunos das escolas estaduais Claurinice Vieira Caldeira (Rocio Grande) e Victor Konder (Rocio Pequeno), participaram da formatura da 39ª turma do turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar de Santa Catarina. A solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira (11), no Cine Teatro X de Novembro, no Centro Histórico.

Representando o prefeito Renato Gama Lobo, o secretário municipal de Educação, Jucélio de Carvalho, afirmou que durante quatro meses os alunos francisquenses puderam receber lições fundamentais de segurança e de proteção contra as drogas por meio do Proerd. "Lições que ficarão com vocês a vida inteira, junto com a memória da música do Proerd, que eu sei que vocês nunca vão esquecer. O caminho de uma vida longe das drogas é um caminho mais seguro, mais alegre e infinitamente mais feliz. Mas para se conseguir isso é preciso reconhecer o perigo que as drogas representam e saber como evitá-las, e é por isso que os ensinamentos do Proerd são tão importantes", disse o secretário.

Jucélio de Carvalho também destacou outro aspecto do programa, o que combate a violência e o assédio no âmbito escolar e, lembrou o secretário, fora dele, nas redes sociais. "O que hoje chamam de bullying, na realidade sempre existiu. Sempre houve essa figura do prevalecido que provocava os menores e mais frágeis. Mas qualquer dicionário de português registra as palavras bulir e bulimento, o verbo e o ato de mexer com alguém, provocar, zombar, agredir, enfim. Por modismo, a expressão inglesa pegou, mas essas atitudes extrapolaram o universo escolar e encontraram um terreno fértil nas redes sociais", afirmou o secretário, acrescentando que também por conta disso, o trabalho que a Polícia Militar de Santa Catarina desenvolve, por meio do Proerd, nesse contato permanente e efetivo nas escolas, com as crianças, ganha ainda mais relevância.