Prainha é palco de mais uma edição do São Chico Eco Festival

20/08/2021 - 14h:01m

No dia 7 de setembro as ondas da Prainha ficarão ainda mais agitadas com a primeira etapa do Circuito São Chico Eco Festival. O evento é uma competição de surfe em formato de circuito, com três etapas e contempla sete categorias: Open, Free Surf Local, Sub 18, Feminino, Master +35, Grand Master + 40 e Kahuna + 45. Nesta sexta-feira (20), o presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Renato Melo, esteve na Prefeitura, juntamente com membros da Associação de Surf da Prainha (ASP), para alinhar detalhes do evento que está sendo realizado em parceria com a Prefeitura.

Um projeto de lei está na Câmara de Vereadores para aprovação da destinação de R$ 25 mil da dotação da Secretaria de Esportes para a execução do evento. “Esse tradicional festival da cidade é mais que uma ação esportiva. É uma vitrine para o município, além de movimentar o comércio local, uma questão tão importante agora em razão dos reflexos que a pandemia trouxe”, destaca Douglas Musse, secretário de Esportes.

A realização de outros eventos de surfe na Prainha já está em tratativas. “O papel da Fecasurf é fortalecer as associações locais, são elas que fazem o papel de reconhecimento dos talentos. Nós organizamos o telhado, mas quem arruma a casa são as associações das cidades. São Francisco do Sul tem um papel importante para o surfe. Grandes nomes já passaram por aqui”, destaca Melo.

O campeonato terá uma série de atrações para as famílias francisquenses e visitantes, incluindo ações de cunho socioambiental em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a ASP, das 7h às 17h.

O evento seguirá todos os protocolos de prevenção à COVID-19. O São Chico Eco Festival é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação de Surf da Prainha, Pró-Ilha e Fecasurf.

Confira o cronograma de atividades:

-Apresentação MARitmos arte cultura.

-Artesanato utilizando madeiras retiradas da praia.

-Conscientização sobre questões ambientais: segregação dos resíduos e microlixo.

-Disponibilização de frutas aos atletas.

-Doação de mudas nativas.

-Feira de adoção de animais.

-Estande de informações turísticas Sou+SãoChico.

-Exposição de técnicas de reuso de materiais e artesanato com matéria-prima como oportunidade de negócios sustentáveis: extração da fibra de bananeira como fios e tecelagem.

-Exposição do Projeto Monitoramento das Praias.

-Limpeza de praia.

-Mini curso de RCP (Reanimação Cárdio Pulmonar) voltado para os surfistas.

-Técnicas de compostagem como forma de reaproveitar os resíduos sólidos orgânicos gerados no evento.

-Trilha guiada no Sambaqui.