Sítio Arqueológico Morro do Hospício: capela, hospício e cemitério

• Sítio Arqueológico Morro do Hospício: capela, hospício e cemitério

O sítio arqueológico Morro do Hospício, situado no Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa, em São Francisco do Sul, possui uma ocupação bastante antiga por isso, foi alvo de uma pesquisa arqueológica (portaria IPHAN, 205, de 22/10/2013). Esta visou, a partir do estudo dos restos materiais e de fontes escritas, orais, e iconográficas, descobrir como foi a história deste local. Os levantamentos revelam que a ocupação iniciou em 1681, com a edificação da capela São José, em pedra com um ornamento. Em 1751, a Ordem Terceira da Penitência do Padre São Francisco tornou-se responsável pela capela, ampliando-a e construindo uma edificação destinada aos religiosos. A ordem ocupou a capela entre 1752 e 1797. Quando seu estado de degradação impossibilitou a comunidade do uso, de 1783 a 1825 foram feitos inúmeros enterramentos de escravos e homens livres na capela, conforme os registros eclesiásticos da freguesia. Em 1839 a Ordem ganhou a licença para reedificar a capela com a obrigação de construir um anexo para o hospital. O termo Hospício, presente já em 1820, conforme o viajante Saint Hilaire, deve ter sido adotado porque no passado significava locais onde se tratavam doentes e necessitados, ou residências eclesiásticas, ou hospedaria. Em 1864, o prédio encontrava-se novamente com problemas de construção e por falta de recursos, a construção não pôde ser concluída. Em janeiro de 1913, a propriedade passou a pertencer ao Doutor Abdon Batista, comerciante morador de Joinville, mas, no mesmo ano, a área foi vendida para a Cia Brazil Railway, responsável pela construção da estrada de ferro de São Paulo — Rio Grande, ramal São Francisco do Sul — Porto União de 1917 a 1957 a área passou a pertencer à união e em 1921 ocorreu a demolição da ruína, pelo poder público Municipal. Esse trabalho faz parte do projeto “Prospecção Arqueológica da área de implantação do Parque Ecológico do Morro do Hospício (São Francisco do Sul)” realizado por: Dione da Rocha Bandeira (Arqueóloga, Coordenadora Geral e Responsável Técnica), Msc. Maria Cristina Alves (Arqueóloga e Vice Coordenadora), Ana Paula Klahold Rosa (Geógrafa), Msc Fernanda Mara Borba (Historiadora), Graciele Tules de Almeida (Historiadora) e Leonardo Couto (Historiador).”

Ir para página inicial