Prefeitura e operadores portuários discutem melhorias no trânsito da cidade

21/03/2024 - 15h:36m

Na manhã desta quinta-feira (21) o Prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, o Vice-Prefeito Sérgio Murilo de Carvalho e membros da administração municipal estiveram reunidos com representantes setor portuário para tratar de melhorias no trânsito da região portuária, principalmente, nas áreas com alto fluxo de caminhões no entroncamento com o Centro Histórico, na Ponta da Pedreira.

“Estamos levantando a viabilidade de melhorias e fizemos a contratação de um pré-projeto para uma ampliação da via próxima ao porto. Agora estamos fazendo o contato com o Poder Público para apresentar o que temos”, disse Hugo Raposo, representante do Sindicato dos Operadores Portuários de São Francisco do Sul (Sinposf), juntamente com a advogada da entidade, a Dra. Cilene Bonikoski.

A iniciativa do Sinposf, que contará com o apoio da Prefeitura, tem como objetivo principal é organizar a entrada e saída de caminhões das áreas portuárias, além de desobstruir o fluxo de carros no local.

De acordo com o Prefeito, “é uma área que merece o cuidado da Prefeitura para melhorar o fluxo e evitar transtornos para a vida das pessoas”, avaliou. O Gerente de Infraestrutura da SC Par Porto de São Francisco do Sul, Guilherme Medeiros, afirmou que “há disposição do Porto em realizar investimentos em uma possível obra na região”.

No próximo dia 4 de maio, durante a reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), o Sinposf deve apresentar o projeto aos membros do conselho, para discutir a viabilidade da obra.

Passagens de nível da linha ferroviária

A pauta do encontro ainda discutiu de que forma cada uma das instituições presentes pode contribuir nas tratativas com a Rumo Logística, responsável pelo transporte ferroviário, para minimizar os impactos causados no trânsito da cidade durante as manobras na linha.

Godofredo aproveitou a reunião e relembrou os presentes que, ainda no início da gestão da atual foram feitas tratativas para buscar ajustes nas operações. “Tentamos, lá no início do nosso trabalho, acordar ajustes nas operações, nos horários e no uso do pátio de manobras”, disse o prefeito.

Estiveram presentes na reunião João Pismel e Randal Couceiro, do Terminal Santa Catarina (TESC), a Procuradora Geral do Município, Dra. Maria Tereza dos Santos Brandt, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Rafael Alexandre de Oliveira, e os representantes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), Luiz Elmar Alves Fagundes e  Charles D' Aquino.