Obras em andamento são tema de debate entre Prefeitura e Águas de São Francisco do Sul

28/03/2024 - 13h:11m

As diversas ações de melhoria no saneamento básico e em outras obras emergenciais que estão em andamento em São Francisco do Sul foram pauta de uma reunião entre a Prefeitura de São Francisco do Sul e a Águas de São Francisco do Sul na manhã desta quinta-feira (27). O objetivo principal do encontro foi debater possíveis melhorias e buscar maior celeridade na execução das intervenções em todo o município.

O encontro, que contou com a presença do Prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, da diretora-presidente das concessionárias da Aegea em Santa Catarina, Reginalva Mureb, e teve participação do Secretário de Governo, Alan Vizotto, do Secretário de Obras, Salvador Luiz Gomes, do Secretário dos Balneários, Arnaldo Machado Júnior, do Diretor-presidente do SAMAE, Sidclei Silva Guimarães e da Gestora Municipal de Convênios Dayane Luiza D’Aroz.

“Estamos aqui para ver o que podemos melhorar no diálogo entre Prefeitura e Águas de São Francisco do Sul para minimizar os problemas que vimos em alguns pontos da cidade”, afirmou o prefeito.

Primeiro ponto discutido entre as partes foram as intervenções na Ponte Branca, localizada na Avenida Nereu Ramos, no bairro Rocio Grande. No cronograma da obra ficou previsto que, entre segunda e terça-feira, a Águas de São Francisco fará as adequações das adutoras que passam no local para evitar transtornos no abastecimento de água dos munícipes. A ação não aconteceu nesta semana por conta do feriado de Páscoa.

Após estes ajustes, a Prefeitura deve iniciar a execução da obra nas galerias e a recuperação da calçada, em um prazo aproximado de 15 dias. Antes, porém, o município aguarda o resultado da licitação, prevista para acontecer no próximo dia 8 de abril, que definirá a empresa executora da obra. A expectativa é que a contratada conclua os serviços em um período de 90 a 120 dias.

Devolução tarifa de ligação de esgoto

A reunião reforçou que a partir do início de abril os valores pagos pela tarifa de ligação de esgoto serão devolvidos de forma parcelada, minimamente na quantidade de parcelas pagas pelo cliente, conforme o acordo firmado entre a Prefeitura e Águas de São Francisco do Sul.

Ainda no mês de abril será suspensa a cobrança do serviço de interligação (ligação nova) de esgoto. A suspensão, porém, não elimina a obrigatoriedade do pagamento da tarifa pela prestação do serviço de coleta, tratamento e disposição de rede.

Obras nos Balneários

Os presentes também acordaram que será feito um reforço na fiscalização das obras de saneamento que acontecem na região dos Balneários. A fiscalização do SAMAE estará atuando em parceria com a Secretaria dos Balneários para buscar maior celeridade no andamento das obras e no atendimento das demandas da população.

“As reclamações que chegarem até a Águas de São Francisco do Sul, nós iremos atender, como temos feito até aqui, mas nos comprometemos a dar maior agilidade ao processo”, comentou Reginalva.

Os trabalhos na região seguirão sendo monitorados pelas equipes da Prefeitura e da Águas de São Francisco do Sul.