Em 2024, São Francisco do Sul deve arrecadar R$160 milhões em ICMS

28/03/2024 - 13h:36m

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho e presidente da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) recebeu documento com a perspectiva de arrecadação de R$160 milhões em 2024, oriundos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O levantamento foi entregue pela secretária executiva da Amunesc, Simone Schramm, ao chefe do executivo também consta a lista das empresas instaladas no município e os respectivos valores de contribuição.

“A economia do nosso município tem 70% da arrecadação vinculada ao segmento portuário devido às indústrias e as empresas prestadoras de serviço. Siderúrgicos, logística e fertilizantes têm uma importância fundamental na nossa arrecadação. Esse aumento de recursos também demonstra que a nossa gestão contribui com a economia”, destacou o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho.

Santa Catarina deve arrecadar R$9,8 bilhões neste ano, montante que vai gerar um retorno de R$160 milhões para São Francisco do Sul. Serão R$7 milhões a mais que em 2023. “Apresentamos o índice de participação do ICMS para este ano e os valores que as empresas contribuíram no ano anterior”, explicou a secretária executiva da Amunesc, Simone Schramm. A análise dos dados são coordenadas pelo técnico tributário da associação, Carlos Henrique Lima.

As dez empresas com maior contribuição de retorno de ICMS - 2022 referente ao retorno para 2024 - em São Francisco do Sul são: ArcellorMittal Brasil S.A.; Yara Brasil Fertilizantes S/A; SCS Comercial e Serviços Químicos Ltda; Tecnogran Agronutrientes Ltda; Agro Industrial São Luiz Ltda.; Petrobras Transporte SA Transpetro; Celesc Distribuição S.A; Regional Telhas Industria e Comércio; UP Steel Produtos Siderurgicos Eireli; Sekalog Transportes Ltda.