Projeto Farmácia Itinerante inicia na Vila da Glória

21/11/2018 - 16h:05m

Começou hoje (21) o projeto Farmácia Itinerante, desenvolvido pela Secretaria de Saúde para facilitar o acesso dos pacientes aos psicotrópicos, medicamentos necessários para o tratamento de transtornos mentais. A primeira ação do projeto ocorreu na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila da Glória. A partir de agora, a farmacêutica do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) se deslocará mensalmente até as ESFs para levar os remédios, que antes só podiam ser retirados na farmácia da Secretaria de Saúde.

Na semana que vem (27), a equipe de saúde vai voltar à Vila da Glória. Nesta primeira etapa, o projeto atenderá as unidades mais interiorizadas. A estimativa é de que aproximadamente 4 mil pacientes sejam atendidos com distribuição de sertralina, clonazepam, ritalina, haloperidol, entre outros. Os remédios só serão dispensados na presença da farmacêutica.

A secretária de Saúde Nádia Raposo explica que ter acesso aos medicamentos próximo a moradia facilita o tratamento. “Dessa forma, os pacientes não precisam se deslocar até a Secretaria para solicitar ou buscar sua medicação, o que melhora ainda mais a qualidade do tratamento e a comodidade do munícipe. É uma forma de facilitar essa retirada”, afirma.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde