Profissionais da educação da rede municipal de ensino aprenderão noções básicas de primeiros socorros

27/06/2019 - 09h:03m

Nesta semana, o secretário de Educação, Jucélio de Carvalho, e a gerente de Ensino, Lindonor Souza da Silva, se reuniram com o coordenador do Núcleo de Ensino e Instrução e chefe de equipe dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, Luiz Roberto da Silva, para formalizar a parceria para a execução da Primeira Formação em Noções de Primeiros Socorros para os servidores que trabalham nas escolas e CMEIs na rede municipal de ensino.

É a primeira vez que um trabalho como esse é realizado com foco nas unidades escolares. “Essa parceria é muito importante para a Educação, pois estaremos promovendo encontros para que todos os servidores aprendam sobre os primeiros procedimentos a serem realizados em caso de emergência que envolvam nossos alunos, assim também cumprindo a Lei n. 13.722 de 04 de Outubro de 2018”, destaca Jucélio.

A capacitação vai envolver as 16 escolas e os 19 centros de educação infantil. No total, serão 17 encontros divididos por polos. No dia 3 de julho, acontece o primeiro encontro, na escola Antônio Canuto, na Ribeira, que também irá abranger os profissionais da educação do CMEI Semente da Esperança.

A lei 13.722, denominada Lei Lucas, sancionada em outubro de 2018, criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e assim evitar a tragédia.

Tampas de caneta, peças pequenas de brinquedos, de material escolar ou mesmo alimentos, podem causar engasgo ou sufocação em crianças pequenas, sendo uma das principais causas de morte acidental de bebês de até um ano de idade, segundo o Ministério da Saúde. “Só tenho a agradecer a parceria com os Bombeiros Voluntários. A situação de engasgo é algo que pode acontecer e a qualquer momento, por isso, temos que estar preparados. A cultura da prevenção tem que fazer parte de nossa rotina”, acrescenta o secretário de Educação.