Programação especial está sendo preparada para o Dia da Mulher

13/03/2012 - 20h:05m

Amanhã vai ser comemorado o Dia Internacional da Mulher e para marcar essa data, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial ao público feminino.

Amanhã, quinta-feira (8), as unidades de saúde de São Francisco do Sul realizarão atividades focadas na prevenção e cuidados com a saúde feminina. Segundo a secretária de Saúde, Nadirinez Bolognini, um dos objetivos da campanha é “sensibilizar as usuárias para a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, os dois tipos que mais atingem as mulheres em todo Brasil”.

Na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura, haverá a Barraca da Saúde onde serão realizadas orientações e entregues materiais educativos às mulheres, além de testes de glicemia, aferição de pressão e agendamentos para o mutirão do exame preventivo que vai acontecer no espaço Saúde da Mulher, domingo, dia 11.

Já o Cepas (Centro de Prevenção e Atenção à Saúde) estará com a  Campanha “Mulher moderna, mulher prevenida, mulher vacinada”.  Nesta ação serão realizadas vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B e antitetânica. Haverá, também, atividades educacionais de promoção e prevenção da Diabetes e teste de glicemia – HGT.

A Casa Saúde da Mulher vai aderir ao movimento e fará a entrega de Kits com orientações sobre câncer de mama e de colo, além da realização de preventivos.

E nas unidades de Estratégia Saúde da Família do Ervino, Paulas, Majorca, Miranda e Vila da Glória serão promovidas atividades educacionais voltadas à prevenção com disponibilização de preventivos e testes de glicemia. Todas as atividades são gratuitas.