Chega ao fim a primeira edição do FALA São Chico

30/05/2022 - 16h:43m

O primeiro Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul foi realizado nos dias 25 a 28 de maio. Durante a programação de quatro dias, houve oficinas, palestras, apresentações musicais e atividades culturais em vários pontos do Centro Histórico. Além de mostras competitivas de documentários que trouxeram a arte cinematográfica da América Latina, cursos de formação profissional e palestras com profissionais do setor audiovisual. Em 2023, o Festival será de 24 a 27 de maio.

No último dia do festival (28), durante a cerimônia de encerramento, foram entregues os troféus aos filmes vencedores. O filme vencedor do 1º FALA São Chico, mostra curtas, pelo júri oficial foi o "O Elemento Tinta", de São Paulo. "Filhos da Noite", de Pernambuco, foi o filme vencedor da mostra curtas - Menção Honrosa pelo Júri Oficial. O Prêmio Especial pelo Júri Oficial foi o "SilêncioVozRuído", do Peru. Por júri popular, "Somos Tierra", produzido na Colômbia, foi o curta-metragem vencedor da mostra Infantojuvenil. Por júri oficial, "O Karaokê de Isadora", de São Paulo, foi o curta-metragem vencedor da mostra Infantojuvenil. E o filme "Mãe Solo", da Bahia, foi vencedor da mostra curtas, pelo júri popular.

Conforme a diretora-presidente da Fundação Cultural Mariana Corrêa, o Fala São Chico trouxe muitas oportunidades ao setor cultural de São Francisco do Sul. “Especialmente o setor audiovisual saiu muito fortalecido destes quatro dias de evento. Muitas pessoas destacaram as belezas da cidade e o potencial do município para ser cenário de produções”, destaca.

Para o diretor-geral da Associação Cultural Panvision, Antônio Celso dos Santos, o mais importante de tudo isso foi despertar na população o gosto pelo cinema. “Devemos preservar e frequentar esse equipamento cultural fantástico que é o Cine Teatro. Também foi um grande ganho para o FALA, que trouxe produções, e visões diferentes”, destacou. Já o diretor executivo da Associação Cultural Panvision, Tiago Santos, agradeceu a receptividade da cidade. “As salas ficaram lotadas na programação infantojuvenil e houve muita procura pelas oficinas” disse. “Ficamos muito felizes com a receptividade e acolhimento do município e de todos que colaboraram para o sucesso do evento, a prefeitura, Fucisfs, a Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e a Gecom”.

Exibição de documentários para crianças de escolas do município

As sessões da categoria infantojuvenil do FALA São Chico receberam cerca de 700 alunos de escolas de São Francisco do Sul. Curtas-metragens produzidos no Brasil, Equador e Colômbia foram exibidos no festival. A participação das crianças aconteceu por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No sábado (28), foi realizada uma sessão especial com a temática Meio Ambiente. Todas as sessões contaram com legendas em português para deficientes auditivos.

Viver São Chico

O último dia do festival também contou com mais uma edição do Viver São Chico, evento que valoriza a cultura local com exposições gastronômicas, musicais e artísticas. Tudo isso com o pôr-do-sol preferido dos francisquenses: no Centro Histórico.