Palestra do navegador Amyr Klink encerra 8ª Feira do Livro

05/09/2022 - 14h:44m

O navegador e escritor brasileiro Amyr Klink encerrou a 8ª Feira do Livro com a palestra “histórias de um viajante” neste domingo (05) no Cine Teatro X de Novembro. Amyr Klink tem em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas, no Brasil e exterior, ao longo de mais de 30 anos como palestrante.

O público escutou atento sobre sua vida, lembrando desde os tempos da infância, quando começou a frequentar a região de Paraty (RJ) com a família quando tinha apenas dois anos de idade. Essa cidade histórica do litoral brasileiro é o lugar que o inspirou a viajar pelo mundo. “Crescer em Paraty me despertou o interesse pelo mar e também pelas histórias existentes nas cidades. Por isso tenho tanto carinho por São Chico!” revelou o navegador.

Amyr Klink foi a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, em 1984, a bordo do barco IAT, onde se inspirou para escrever “Cem dias entre céu e mar”. A obra é o relato de uma travessia absolutamente incomum: mais de 3500 milhas (cerca de 6500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. Verdadeira odisséia moderna, neste livro Amyr Klink transporta o leitor para a superfície ora cinzenta, ora azulada do Atlântico Sul, tornando-o cúmplice de suas alegrias e seus temores, ao mesmo tempo em que narra, passo a passo, os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a extraordinária viagem.

O palestrante é sócio-fundador do Museu do Mar, graças ao seu amor pelas embarcações. Autor de mais obras, com “mar sem fim” e “não há tempo a perder”, finalizou a noite declarando que “através dos livros podemos trilhar caminhos diferentes. Espero que vocês trilhem grandes experiências”.

Durante todos os dias da 8ª Feira do Livro, a Câmara de Vereador apoiou o evento através de servidores que participaram da organização. Estiveram presentes o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, a primeira-dama Dagmar Caregnato Moreira, secretário de educação Rodrigo Graf, secretária de cultura e interina de turismo Marianna Corrêa, secretária de finanças Ana Maria Schiocchet, vereador Alan Vizoto e vereador Edinilson Cardoso.