Farmácia Itinerante completa um ano com mais de 5 mil medicamentos entregues

19/11/2019 - 11h:10m

O projeto Farmácia Itinerante, da Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul, completa, nesta quinta-feira (21), um ano de atividade. Nesse período, já foram realizados 1.784 atendimentos nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Enseada, Majorca, Forte, Miranda, Ervino e Vila da Glória e entregues 5.360 medicamentos controlados. O projeto continua com a ideia inicial de facilitar o acesso da população que frequenta as ESFs mais interiorizadas no município, levando os medicamentos controlados que antes só podiam ser retirados na farmácia da Secretaria de Saúde.


Na ação, a farmacêutica do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), Christine Maciel, vai duas vezes por mês em cada unidade de saúde. Para ter acesso aos medicamentos disponibilizados por meio do projeto, o paciente necessita ter o receituário médico. De acordo com Christine, a Farmácia Itinerante beneficia diretamente a população. “Antes do projeto, muitas pessoas não faziam o tratamento direito por conta da distância em que moravam da farmácia da secretaria, o que prejudicava a melhora dos pacientes. Agora, eles podem retirar o remédio na unidade mais próxima da sua residência, juntamente com uma profissional de farmácia que dispensa a medicação e orienta a melhor forma para adesão de tratamento”, afirma.


Para a secretária de Saúde, Nádia Raposo, desde o início do projeto, o foco era na qualidade de vida do paciente e na facilidade na retirada dos medicamentos. “Nós pensávamos, por exemplo, nos moradores da Vila da Glória que precisavam vir até aqui a Secretaria, de barco, buscar seu medicamento controlado. Isso poderia interferir diretamente no tratamento, pois muitas vezes eles não conseguiam vir até aqui buscar. Levar a farmacêutica até lá com os remédios facilitou, e muito, o acesso dos moradores”, ressalta.


A iniciativa do projeto vem ao encontro das diretrizes da nova Política Nacional de Atenção Básica, visando facilitar o acesso aos medicamentos necessários para o tratamento de doenças como a depressão, os transtornos de personalidade e as doenças neurológicas. A ampliação do atendimento em outras unidades ESFs do município está sendo estudada.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde