Comunicado da Secretaria de Saúde

03/02/2021 - 15h:58m

Há cerca de 10 meses iniciamos os atendimentos no Centro de Triagem Walter Gama Lobo, como uma forma de oferecer à nossa população um atendimento de qualidade e específico ao covid-19. Aprendemos muito em todo esse processo. Hoje estamos prontos para uma nova etapa. A partir do dia (5), todas as unidades de estratégia de Saúde da família irão atender os munícipes que apresentaram sintomas de síndrome gripal, dessa forma poderemos prestar:

• Atendimento mais próximo ao paciente com síndrome gripal;

• Equipe treinada e especializada pertinho da sua casa;

• Suporte médico na unidade ou se necessário, transporte para centro de referência no Hospital Municipal Nossa Senhora da Graça e UPA

• Teste rápido após triagem;

• Quando necessário exame swab nasal será realizado no local especializado nesse tipo de coleta, o Laboratório Municipal localizado no Bairro do Rocio Pequeno, (ao lado do CAEPS).

As unidades ESF seguirão suas agendas de atendimento à população normalmente e somado a isso, atenderão em livre demanda os pacientes com sintomas de síndrome gripal. O atendimento para síndrome gripal será conforme o horário de funcionamento de cada unidade. Após às 17 horas os pacientes deverão se dirigir para as unidades referenciadas do município, Hospital Municipal Nossa Senhora da Graça e UPA 24 horas.

Para essa nova fase da Saúde de São Francisco do Sul, faremos um evento de conscientização e orientação direcionado aos munícipes interessados. Sábado (06), das 9:00 às 16:00, estaremos atendendo no terminal turístico São Francisco do Sul, localizado no centro histórico próximo ao museu do mar, realizando teste rápido em toda a população interessada maior de 18 anos. Teremos também uma enfermeira para tirar dúvidas sobre sintomas, tratamento e exames relacionados ao Covid-19.