Museu Nacional do Mar

O Museu Nacional do Mar pode ser compreendido como um território para a salvaguarda do patrimônio naval brasileiro. O museu foi idealizado já na década de 1980, quando dos estudos para o tombamento do Centro Histórico devido aos esforços de alguns visionários. Foi criado pelo decreto estadual n.º 615 de 10 setembro de 1991 e inaugurado oficialmente no ano de 1992, abrindo suas portas ao público no início de 1993. Tendo como objetivo reunir um acervo formado por embarcações que representem a diversidade do patrimônio naval, está instalado nos antigos armazéns da extinta Empresa de Navegação Cia Hoepcke onde é possível ainda visualizar os antigos trilhos para vagonetes que ligavam os amplos galpões aos trapiches onde atracavam os navios. A construção está em sintonia com o mar na beira da bela baía Babitonga.

O prédio foi restaurado e hoje serve de porto seguro para canoas de um pau só, canoas bordadas do litoral catarinense, canoas do baixo São Francisco, canoas de tolda ou sergipana, a canoa Biondina do Rio Grande do Sul e ainda; as baleeiras de casco liso ou trincado, pintadas de cores vivas, que são do ponto de vista da carpintaria, verdadeiras obras-primas. Traineiras, botes, jangadas de cinco paus, jangadas de tábuas, saveiros que são os descendentes dos Caravelões da costa e o Cúter do Maranhão. Tais embarcações estão distribuídas em salas temáticas e são originais, configurando os mais expressivos barcos tradicionais do país. Na sala dedicada ao famoso navegador brasileiro Amyr Klink, temos a canoa que ele ganhou quando criança. A réplica do barco IAT, também está em exposição. No museu pode-se ainda conhecer a coleção Alves Câmara do século XXI que é a reprodução da original que se encontra no espaço cultural da Marinha com sede no Rio de Janeiro.

O acervo do Museu Nacional do Mar é composto ainda por 91 embarcações em tamanho natural e cerca de 150 miniaturas que estão expostas na sala do modelismo. Conta ainda com o acervo bibliográfico da biblioteca Kelvin Duarte, formada por mais de mil e quinhentos volumes de temática naval incluindo obras raras, fotografias, desenhos e cartas náuticas. O acervo integral do Museu Nacional do Mar é protegido por lei federal devido a sua importância e significado no contexto da preservação da memória do patrimônio naval brasileiro e das culturas ribeirinhas e litorâneas.

Ir para página inicial

Aguarde