Gestão Municipal para a Nova Economia

30/10/2013 - 13h:30m

Para estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio do aumento da capacidade de investimento e gestão, sete cidades catarinenses assinaram, no dia 22 de outubro, em Florianópolis, o termo de adesão para o projeto Gestão Municipal para a Nova Economia. "Nosso papel é fazer com que este conjunto de forças, entre prefeituras e empresas, possa possibilitar que os municípios tenham um grande avanço. Por falta de instrumentos e conhecimento, muitas vezes, as falsas verdades viram as prioridades dos municípios", declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, idealizador do projeto.
Araquari, Garuva, Gravatal, Itajaí, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e São Francisco do Sul são os integrantes do programa, que tem duração prevista de doze meses, e é coordenado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Segundo o diretor-presidente do CLP, Luiz Felipe D'Ávila, entre os objetivos a serem alcançados estão o fortalecimento da liderança na gestão, a modernização da máquina pública, o alinhamento estratégico de questões críticas, além da disseminação da cultura de planejamento, determinando metas, com foco em resultados. "Meta não é para assustar, é uma bússola que indica a direção em que estamos indo", exemplificou.
As ações ocorrerão entre outubro deste ano até setembro de 2014. Estão previstas capacitações dos gestores e secretários municipais em tópicos sobre liderança, negociação, comunicação, desenvolvimento econômico e gestão de projetos, bem como treinamento para situações de crise, desenvolvimento de um plano econômico estratégico e criação de um modelo de governança, que inclua a redução de despesas e incremento de receitas.
“São Francisco do Sul só tem a agradecer pela oportunidade. Tudo que nos faz crescer e melhorar, é sempre bem vindo”, ressaltou o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.