Siga a etiqueta da tosse para evitar as síndromes gripais

13/12/2022 - 10h:37m

Alguns cuidados simples podem reduzir a circulação de vírus que causam doenças infecciosas das vias respiratórias como a gripe, tuberculose e covid.

É recomendado o uso de máscara e álcool gel, além de manter o esquema vacinal completo, para evitar a proliferação de agentes gripais na população em geral.

Pessoas idosas, gestantes e imunossuprimidos devem usar máscara em ambientes fechados e locais com concentração de pessoas.

Siga a etiqueta da tosse e espirro:

• Cubra a boca e o nariz ao espirrar com um lenço de papel e, após, jogue no lixo, ou, cubra a boca com o braço dobrado usando o antebraço, nunca use as mãos;
• Evite contato com pessoas que apresente sintomas de síndrome gripal;
• Use máscara se estiver com sintomas gripais;
• Evite tocar olhos, nariz e boca;
• Higienize mãos, superfícies e objetos de uso frequente;
• Mantenha os ambientes ventilados;
• Em caso de sintomas graves, procure o serviço de saúde.

É fortemente recomendado o uso de máscaras em ambientes de saúde como ESFs, PREMIR, Hospital, UPA, clínicas e farmácias.

Pacientes com sintomas respiratórios graves devem passar pela triagem da equipe de enfermagem do hospital para classificação de risco e prioridade no atendimento médico. Testagens somente são realizadas para pacientes graves sob critério médico.