Centro Histórico terá melhorias para a próxima temporada

01/11/2013 - 10h:43m

O Centro Histórico de São Francisco do Sul deve passar por mudanças importantes nos próximos meses. A ideia é deixar o local mais atrativo como uma boa alternativa de lazer. A infraestrutura já está sendo alterada e vai proporcionar mais segurança, momentos de descanso e apreciação no local.
Nesse sentido, o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo esteve no município, no último dia 15, e assinou o protocolo de intenções com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) autorizando a utilização de recursos do ICMS para custeio das obras de substituição da atual rede elétrica aérea por rede subterrânea na orla do Centro Histórico francisquense. A obra representa investimento de R$ 7,5 milhões e será licitada pela Celesc após assinatura do protocolo.
“Este é um grande momento para São Francisco do Sul. Uma promessa feita pelo governador e deputados foi concretizada para juntos darmos mais um passo em direção ao futuro deste importante município que, com a nova rede elétrica, terá um Centro Histórico ainda mais belo”, ressaltou o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.
Por parte do governo municipal, este é um pedido antigo desta gestão. A ideia é valorizar e melhorar ainda mais o aspecto do Centro Histórico, a exemplo de outras cidades no mundo. "Este compromisso assumido com a cidade irá ampliar e melhorar muito a parte econômica e deve ser também um chamariz para novos empreendimentos num Centro mais bonito, sem qualquer poluição visual", relatou Zera.
Para o governador, a obra deve deixar a cidade mais bonita e sem poluição visual. “Esperamos também que este seja mais um passo para o fortalecimento do turismo e reconhecimento nacional. Queremos ajudar a preservar este importante Centro Histórico”, comentou.

Turismo Ecológico

O turismo ecológico também está presente no Centro Histórico. Em breve vai ser inaugurado o Parque Ecológico Municipal. Uma vista privilegiada da Baía Babitonga e do Centro Histórico são atrações garantidas no parque que possui uma área de pouco mais de 16 mil metros quadrados e será composto de áreas de passeio, espaços arborizados, deques de contemplação e sede de apoio aos visitantes e administrativo.
O visitante do parque fará um passeio pela trilha que tem 430 metros de extensão e poderá admirar as paisagens do Centro Histórico da cidade pelos quatro deques do local. O final da trilha promete mais uma atração, as ruínas com resquícios da Capela São José, construída no século XVII.
O parque tem previsão para inaugurar ainda este ano. “Esta é uma grande obra do governo do prefeito Luiz Zera, que certamente vai incrementar ainda mais a economia e o turismo em nosso município”, ressaltou o secretário de Turismo Augusto Kolling.