Agentes de Saúde e de Endemias iniciam capacitação do Programa Saúde com Agente

20/01/2023 - 12h:42m

Iniciando em São Francisco do Sul em janeiro, o Programa Saúde com Agente oferece o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde - ACS e do Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias - ACE.

O programa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde - Conasems e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A formação é realizada em modelo híbrido, com atividades em Educação à Distância (EAD) e atividades práticas presenciais com duração de 11 meses. No início do curso os agentes receberam kits de material didático e atualização de dados da Dengue no município.

A atuação dos agentes é fundamental para o a atenção básica em saúde, com a coleta de dados da população no território de atuação e da promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias.