SMMA irá intensificar fiscalização de poluição sonora

06/12/2013 - 15h:15m

A poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em volumes que superam os níveis considerados normais para os seres humanos. É tida como um dos maiores problemas ambientais da sociedade moderna e, por este motivo, a gestão municipal está tomando medidas para intensificar as ações de combate ao barulho excessivo na região.
Só para se ter uma ideia, desde o início do ano, foram registradas mais de 15 denúncias de barulho excessivo no município de São Francisco do Sul. “Essa é uma medida necessária e está sendo tomada para que todos tenham direito a descanso e tranquilidade. As pessoas podem sim ouvir música e se divertir, mas tudo dentro de um limite que preserve o bom relacionamento e o respeito entre todos”, comentou o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.
Com intuito de monitorar os alvos das denúncias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) adquiriu um medidor de nível de pressão sonora, o decibelímetro. O instrumento, que possui fácil manuseio e grande precisão, será utilizado para realizar a medição de níveis de ruído.
“Com esta ação poderemos atuar com maior efetividade em benefício da comunidade”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Eni José Voltolini.