Estadia do Navio-Veleiro “Cisne Branco” no Porto de São Francisco do Sul 

16/05/2023 - 13h:09m

Nesta terça-feira (16), está aberto para visitação pública o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, que foi construído em Amsterdã, Holanda, pelo Estaleiro Damen. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 sendo lançado ao mar e batizado em 4 de agosto de 1999. Foi entregue à Marinha do Brasil (MB) em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado à Armada em 9 de março de 2000, em Lisboa, às margens do Rio Tejo.

 É um Navio de época, cujo projeto é inspirado nos desenhos de veleiros velozes construídos no final do século XIX, os “Clippers”, a última geração de grandes veleiros que precedeu às embarcações de propulsão a vapor. O NVe “Cisne Branco” é a terceira embarcação da MB a ostentar esse nome. O Navio tem como missão básica “constituir expressão concreta e visível da cultura e tradições navais brasileiras e contribuir para chamamento a todos os seguimentos de nossa sociedade para a compreensão do valor da Marinha para os destinos do Brasil como Nação livre, soberana, culta e justa”. O Navio é empregado nas seguintes atividades: - representação nacional e internacional. 

Também conhecido como “embaixada flutuante”, o Navio representa a Marinha e o Brasil em grandes eventos náuticos que ocorrem todos os anos, mostrando a Bandeira do Brasil onde quer que vá; - no complemento à formação marinheira do pessoal da MB, a partir do embarque de Aspirantes da Escola Naval, de Alunos do Colégio Naval e das Escolas de Aprendizes-Marinheiros e de alunos das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante; - na difusão da mentalidade marítima da sociedade brasileira, fazendo-a atentar para que o Brasil, na condição de um país marítimo e continental, sempre teve e terá seu desenvolvimento atrelado ao mar; e - no estímulo ao culto às tradições navais junto à sociedade. 

O Navio ficará atracado no Porto de São Francisco do Sul no período de 16 a 18 de maio e estará aberto à visitação pública das 14h às 18h do dia 16 de maio. Convidamos toda a comunidade francisquense a conhecer um pouco mais do nosso Navio e da Marinha do Brasil. Aconselhamos aos visitantes que venham de preferência com sapato fechado ou tênis e roupas leves. É vedada a entrada em trajes de banho, roupas com propaganda política, pessoas com animais de estimação e crianças desacompanhadas. 

Para o acesso ao Porto de São Francisco do Sul é necessário apresentar documento oficial de identificação, inclusive para os menores de idade, que podem utilizar a Certidão de Nascimento no caso de ausência de outro documento.
 “Cisne Branco” - Características Gerais DIMENSÕES Comprimento total: 76 m / 249 pés Boca (largura): 10,50 m / 34,5 pés Calado: 4,80 m / 15,7 pés Altura do Mastro Grande: 46,40 m / 152,2 pés Deslocamento: 1.038 ton. PROPULSÃO Armação: Galera Área vélica (máxima): 2.195 m² Velas redondas: 15 Velas latinas: 10 Velas auxiliares: 6 Vela de mau tempo: 1 Velocidade máxima à vela: 17,5 nós (milhas/hora) Propulsão Auxiliar: 1 Motor Diesel Velocidade máxima a motor: 11 nós (milhas/hora) TRIPULAÇÃO Comandante: Capitão de Mar e Guerra Oficialidade: 9 Guarnição: 42 Tripulantes em treinamento: 30 Emprego: Representação e Instrução

Fonte: Marinha do Brasil

Download das fotos em alta resolução

Aguarde