17 de julho, Dia de Proteção às Florestas

17/07/2023 - 14h:53m

No dia 17 de julho, comemora-se o Dia de Proteção às Florestas. Mais que um dia para celebrar, esta data é um marco significativo para lembrar da relevância que as formações vegetais possuem no nosso dia a dia. Mas por que dia 17 de julho? Esta data é também destinada à celebração do Dia do Protetor das Florestas, o Curupira.

Mundialmente, as florestas possuem um papel fundamental na provisão de serviços ecossistêmicos. Em outras palavras, as formações vegetais apresentam forte influência na vida da sociedade, seja no âmbito econômico, social ou ecológico.
A data foi criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de todos. O Brasil tem papel de destaque nessa comemoração, afinal, é o segundo maior país em cobertura florestal, com cerca de 500 milhões de hectares de florestas.

Ao proteger as áreas florestais, reforça-se a gestão de recursos naturais, como a água doce do planeta — 75% provém destes ecossistemas -, e aumenta-se o rendimento da terra.
Segundo dados da ONU, o planeta é coberto por 31% de toda a sua superfície. Elas são essenciais para oferecer matéria-prima como água, oxigênio e alimentos.
Infelizmente, hoje no Brasil tanto a Amazônia quanto a Mata Atlântica e o Cerrado sofrem muito com a devastação humana. Por isso, é importante a conscientização para proteger as florestas.

Por isso, colocaremos algumas dicas que você, pode fazer para ajudar!

1) Plantar árvores nativas
 2) Compre produtos de madeira certificada
3) Reduza o consumo de carne bovina
4) Compre de pequenos produtores
5) Apoie organizações que cuidam das florestas
Pequenas atitudes fazem a diferença!

Curupira

Hoje, dia 17 de julho, é celebrado também o dia do Curupira, uma das figuras de destaque do folclore brasileiro, conhecido como o "Guardião Das Florestas." É conhecido pelos seus cabelos vermelhos e pelos pés virados para trás, que segundo a lenda, ajuda a enganar os inimigos, uma vez que seus passos ficam na posição trocada, dando a impressão de que estão chegando perto dele, quando, na verdade, são guiados para a direção contrária.

O Curupira protege as florestas dos constantes ataques do ser humano, como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata. A lenda também afirma que os indígenas levavam presentes para evitar o terrível ataque do Curupira. 

Relatos históricos afirmam que a lenda do Curupira surgiu entre os povos indígenas brasileiros, que tinham verdadeiro pavor de um ser da floresta que punia quem pretendia derrubar árvores ou eliminar animais selvagens. Seu nome vem da junção de “curu”, uma contração do nome “curumim”, que significa menino, e “pira”, que significa corpo na língua indígena tupi. O padre jesuíta José de Anchieta, que viveu em São Paulo na época da colonização, foi o primeiro a relatar a história que escutou através dos indígenas, ainda em 1560.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde